Vem aí 2022: como andam seus pensamentos?

Estamos finalizando 2021 e chegando no ano de 2022. Somos vitoriosos, pois sobrevivemos a uma pandemia. Foi um ano difícil onde tivemos muitas perdas de familiares e empregos. Foi um ano onde podemos ver o quanto as pessoas são importantes para nós e como somos também importantes na vida das mesmas. Um ano que soubemos quem faz questão de estar conosco. Os pensamentos de muitas pessoas durante essa fase acabaram por intensificar medos e angústias dando lugar às crenças limitantes.

No decorrer da vida, desenvolvemos ideias através das percepções e interpretações que fazemos sobre nós mesmos, os outros e o mundo a nossa volta. É um quebra-cabeça que vai sendo montado a partir das peças que fazem parte do nosso aprendizado, mas nem sempre esse encaixe fica perfeito e, mesmo o que parece certo, muitas vezes, precisa ser reavaliado. Assim acontece com as crenças limitantes.

Frases como “Eu não consigo”, “Não tenho mais idade pra isso”, “É tarde demais”, “Não consigo”, “nunca vou aprender”, “nem vou tentar”, “Eu não tenho tempo”, são apenas alguns exemplos de crença limitante. Essas programações são inseridas em nosso cérebro desde quando nascemos, passando pela convivência com nossos pais, família, e até por conta do ambiente em que vivemos.

Essas crenças podem ser positivas ou negativas. Nesse último caso acabam impedindo nosso crescimento e sucesso e oferecendo uma vida cheia de frustrações, seja no âmbito pessoal ou profissional. Essas crenças limitantes podem criar obstáculos para o

crescimento pessoal e profissional pela pessoa não conseguir se libertar. O paciente só recupera sua autonomia no momento em que decide avaliar e até questionar o quem vem bloqueando sua vida.

Elas podem gerar pensamentos rápidos, automáticos e distorcidos que ajudam a manter um ciclo vicioso. A maneira como enxergamos a nós mesmos, os outros e o mundo podem ter um grau severo de distorção de imagem que confunde nossas percepções levando-nos a interpretações muitos distantes da realidade, sentimentos negativos, reações e atitudes. Nessas crenças podem estar a base do insucesso, por exemplo, a crença da incompetência que leva a pensamentos como: “não sou capaz”, “não sou tão inteligente”, “sou lento”, “não sirvo para nada”. Podendo acarretar  pensamentos como: “falhar é terrível ou vergonhoso”, ou seja, sempre que o desafio for percebido é melhor desistir.

Essas crenças limitantes ficam muito impregnadas em nossa mente e, dificilmente conseguimos perceber, e acabam sendo uma espécie de desculpa para não fazer aquilo que queremos. Há uma necessidade de identificá-las para superá-las e ressignificar esses pensamentos deixando as influências negativas no passado.

A psicoterapia pode ajudar a reconhecer essas crenças para conseguir ressignificar essas ideias. Sendo fundamental aprender a questionar essas crenças ou distanciar-se delas, É importante também identificar quais crenças mais limitam a sua vida para investigar sua origem. Através da ajuda psicológica podemos desenvolver crenças fortalecedoras, definir nossos objetivos, desafiar nossos medos e confrontar nossas crenças com a realidade.

O pensamento positivo é uma estratégia de controlo das emoções no sentido de diminuição do medo e ansiedade vividos, pelo individuo, numa determinada situação ou previamente à mesma. Não podemos negar que ter pensamentos negativos é inevitável, mas se você notar que costuma exagerar é preciso ficar alerta, pois eles podem se espalhar por diferentes áreas de sua vida, fazendo você se sentir infeliz, insatisfeito, nervoso, preocupado ou distraído. Pensamentos negativos viciam e podem prejudicar o cérebro na capacidade de pensar, raciocinar e formar memórias de forma clara, rápida e coesa. Na prática, a negatividade também estimula respostas físicas, podendo causar sensações de ansiedade ou desencadear patologias.

Todos nós temos aquela vozinha dentro de nossas cabeças que narra nossos pensamentos e sentimentos ao longo do dia. Quando essa vozinha se concentra nos aspectos positivos você se sentirá mais feliz, mais leve, otimista, energizado e motivado.

Quando você preza a positividade elimina algumas emoções ruins, como raiva, ansiedade e medo, auxiliando sua saúde e bem-estar físico e mental. O pensamento positivo é uma forma de melhorar sua saúde mental e física.

Procure ter pensamentos positivos mantenha a fé, acredite e diga pra você mesmo que 2022 será um ano próspero, cheio de energia e que trará boas novas. É preciso ser perseverante, ter pensamento positivo e atrair boas energias, por isto, pegue este momento e faça uma retrospectiva dos acontecimentos. Você amadureceu? Mudou? Se tornou uma pessoa melhor? Você e sua família passaram bem o ano todo? Tem motivos para agradecer a Deus pela sua vida e de seus familiares e amigos?

Através dessas reflexões podemos observar as boas mudanças internas que tivemos nesse período, e que podem nos ajudar a começar o ano de 2022 com maior disposição e foco. Atraia energias positivas. Pense coisas positivas, valorize as pequenas coisas cotidianas, seja uma pessoa melhor diariamente, respeite o próximo, cuide de si e da natureza. Assim você atrai pessoas boas para sua vida e da sua família. Fique perto de pessoas positivas e não negativas principalmente. Assim seu 2022 vai começar cheio de energia e com você sendo mais confiante de que tudo pode ser melhor. Mude a si e mude o mundo, o ano que vem pela frente será um ano maravilhoso. Tenha fé e acredite. Com foco e atitude você pode tudo!

Desejo um Feliz Ano Novo a todos!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *