Vantagens de contratar um profissional com habilidades socioemocionais

As competências sociais e interculturais são essenciais para uma boa convivência e para o desenvolvimento de relações de trabalho saudáveis.

A criatividade está relacionada a capacidade de renovação, de construir alternativas viáveis, inovadoras e diferenciadas para os desafios. A criatividade é muito positiva para a convivência, pois engloba repertórios diversificados para o diálogo e permite formar uma maior diversidade de estratégias para lidar com pessoas diferentes. Através dela, o colaborador tem mais talento para auxiliar clientes e para interagir com os colegas.

A comunicação é a habilidade de transmitir e trocar informação de forma adequada e eficiente. Ela facilita as relações sociais e possibilita que um melhor entendimento das ideias. Para líderes, ela é fundamental para o intercâmbio de conhecimentos, instruções, orientações, feedbacks e referências. Isso contribui para que os profissionais entendam as demandas e possam providenciar o que é preciso.

Saber trabalhar em equipe de forma cooperativa é muito importante. Profissionais e líderes com essa habilidade têm mais facilidades nas relações interpessoais, evitam rivalidades e constroem formas para lidar melhor com os colegas.

O mercado de trabalho se caracteriza por um elevado dinamismo. A constante mutação das situações no trabalho exige de colaboradores o desenvolvimento de uma maior capacidade adaptativa sendo necessário ser flexível.

A iniciativa e a autonomia contribuem para que o profissional assuma as rédeas de sua carreira. Dessa forma se reconhece como o responsável pelo próprio desenvolvimento e pelas atitudes que toma no trabalho. Isso engloba reconhecer as falhas, construir um aprendizado a partir delas e empreender esforços para corrigi-las.

Empatia, gentileza e generosidade são também muito importantes. Elas contribuem para a manutenção de um bom clima organizacional.

Uma postura responsável no trabalho é importante para que os profissionais tenham compromisso com seus deveres.

Entre os benefícios da empresa ao contratar profissionais com habilidades socioemocionais bem desenvolvidas podemos destacar que:

Profissionais com habilidades socioemocionais têm ótima capacidade para mostrar empatia com outras pessoas em qualquer ocasião. Investem em sua carreira e atraem outros profissionais que desejam assumir essa mesma postura, por isso são ótimos líderes. São muito curiosas e querem aprender mais sobre o que acontece com as pessoas e o ambiente ao seu redor. Por isso, investem mais tempo em conhecer colaboradores e clientes, mesmo que isso não seja uma obrigação deles. E, são curiosos sobre si mesmos, buscando constantemente novas formas de se conhecer. Sabem que para entender o outro precisam entender a si mesmos.