Unidades Básicas intensificam exames de tuberculose

Tosse há mais de três semanas pode ser tuberculose. Por isso, pessoas que estejam com tosse há mais de 21 dias devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e fazer o exame. Entre os dias 15 e 30, é realizada a 1ª fase da Campanha de Intensificação da Busca Ativa de casos de Tuberculose: todas as UBSs realizam o exame de segunda a quinta-feira, das 7 às 14h, e às sextas-feiras, das 7 às 8h.

A campanha é incentivada pela Secretaria Estadual de Saúde, visando quebrar a cadeia de transmissão. “As pessoas com sintomas devem procurar uma UBS para fazer o exame, pois é identificando e tratando a doença que a circulação da tuberculose diminui”, afirma a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Barretos, Manuela Theodoro Ribeiro.

E se der positivo? Assim como os exames, o tratamento é oferecido gratuitamente pela rede pública. É fundamental seguir o tratamento até o final, mesmo depois que os sintomas desaparecerem. Quando não tratada, a tuberculose pode evoluir rapidamente para casos mais graves.

Além das UBSs, nos mesmos horários, o exame pode ser feito no Ambulatório de Doenças Infectocontagiosas, localizado na Rua Jerônimo Alves Pereira, n. 490, no Jd. Universitário.

A vacina BCG protege contra a tuberculose. Após o nascimento, o Postão (ARE I) deve ser procurado para o bebê receber essa vacina, que é de dose única.

Serviço:

Assunto: 1ª fase da Campanha de Intensificação da Busca Ativa de casos de Tuberculose – de 15 a 30/4

Público-alvo: Pessoas com tosse há mais de três semanas

O que fazer? Procurar uma UBS e realizar o exame

Quando? De segunda a quinta-feira, das 7 às 14h; Ou de sexta-feira, das 7 às 8h.

Onde? Na UBS mais próxima ou no Ambulatório de Doenças Infectocontagiosas (Rua Jerônimo Alves Pereira, n. 490, no Jd. Universitário)