Tosse há mais de três semanas pode ser tuberculose. Por isso, pessoas que estejam com tosse há mais de 21 dias devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e fazer o exame. Entre os dias 15 e 30, é realizada a 1ª fase da Campanha de Intensificação da Busca Ativa de casos de Tuberculose: todas as UBSs realizam o exame de segunda a quinta-feira, das 7 às 14h, e às sextas-feiras, das 7 às 8h.
A campanha é incentivada pela Secretaria Estadual de Saúde, visando quebrar a cadeia de transmissão. “As pessoas com sintomas devem procurar uma UBS para fazer o exame, pois é identificando e tratando a doença que a circulação da tuberculose diminui”, afirma a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Barretos, Manuela Theodoro Ribeiro.
E se der positivo? Assim como os exames, o tratamento é oferecido gratuitamente pela rede pública. É fundamental seguir o tratamento até o final, mesmo depois que os sintomas desaparecerem. Quando não tratada, a tuberculose pode evoluir rapidamente para casos mais graves.
Além das UBSs, nos mesmos horários, o exame pode ser feito no Ambulatório de Doenças Infectocontagiosas, localizado na Rua Jerônimo Alves Pereira, n. 490, no Jd. Universitário.
A vacina BCG protege contra a tuberculose. Após o nascimento, o Postão (ARE I) deve ser procurado para o bebê receber essa vacina, que é de dose única.
Serviço:
Assunto: 1ª fase da Campanha de Intensificação da Busca Ativa de casos de Tuberculose – de 15 a 30/4
Público-alvo: Pessoas com tosse há mais de três semanas
O que fazer? Procurar uma UBS e realizar o exame
Quando? De segunda a quinta-feira, das 7 às 14h; Ou de sexta-feira, das 7 às 8h.
Onde? Na UBS mais próxima ou no Ambulatório de Doenças Infectocontagiosas (Rua Jerônimo Alves Pereira, n. 490, no Jd. Universitário)