A Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) é uma doença moderna, onde ocorre principalmente excesso de estímulos abstraídos da televisão, internet, etc.
Crianças e adolescentes ficam horas e horas navegando na internet, falando com muitas pessoas ao mesmo tempo, no WhatsApp, baixando músicas e vídeos, com a TV ligada e, às vezes, até falando no celular. Isso tudo é um estímulo exagerado, com consequências de rendimento e qualidade de vida baixa.
Como todo país está em crise com a educação não poderia ser diferente. Os estudantes vivem alienados, não se concentram, não têm prazer em aprender e são ansiosos.
Hoje, as imagens da televisão e computador mostram muitos personagens com diferentes características de personalidade. Os mesmos são registrados na memória e competem com a imagem dos pais e professores.
Nos dias atuais os educadores perderam a capacidade de influenciar o mundo psíquico dos seus educandos. Os seus gestos e palavras não possuem impacto emocional. Os educadores gritam constantemente para chamar a atenção.
As crianças e adolescentes superdotados também podem apresentar a SPA. Entre os sintomas temos: fadiga excessiva, sem exercício físico; sono insuficiente; irritabilidade, sofrimento por antecipação, esquecimento, déficit de concentração, aversão à rotina e por vezes sintomas psicossomáticos como: dores musculares, taquicardia, gastrite.
Temos a hiperatividade genética que é aquela caracterizada por uma ansiedade psicomotora, inquietação e agitação do pensamento articulado à linguagem. E, a hiperatividade funcional que é aquela onde as crianças não param quietas, tem déficits de atenção, são respondonas, etc.
Pais e professores desconhecem que a origem da hiperatividade funcional está relacionada com o SPA. Muitas vezes estimulam por demais crianças e adolescentes. Sem falar em pais que colocam muitas atividades para o filho fazer. Acreditam que isso está ajudando o filho. Mas, pelo contrário, esses estímulos acabam contribuindo para o desenvolvimento do SPA.
Entre as formas de acalmar a mente agitada e ansiosa temos:
- Exercício físico;
- Banho relaxante;
- Organize a rotina;
- Escute música;
- Meditação;
- Alimento o otimismo.
A SPA tem tratamento. Caso identifique em seu filho o ideal é buscar uma ajuda psicológica.
Vamos respeitar o limite de cada um!