Secretária de Desenvolvimento Econômico & Inovação de Barretos integra Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico

Barretos marcou presença no lançamento da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Implantação de Cidades Inteligentes e Expansão de Projetos de Energia Renovável e Sustentável realizado na noite de quinta-feira, 25 de abril, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Integrante da Frente e representante das governanças municipais, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico & Inovação e Advogada Ambientalista, Dra. Juliana Luciano dos Santos, foi convidada a palestrar sobre o tema e destacou o município de Barretos como case de sucesso na implantação de políticas públicas inteligentes e sustentáveis. “Barretos é a primeira cidade do Estado a assinar o Facilita SP, a realizar uma PPP de Cidade Inteligente e uma das únicas com legislação sobre o 5G, Sandbox e Liberdade Econômica, fruto do trabalho em conjunto com a Secretaria Municipal de Finanças”, disse.

A secretária ressaltou a importância do trabalho conjunto entre a sociedade civil, poder público e privado, por meio do ecossistema de inovação Bruto Valley, que nasceu a partir do desejo de mudança da comunidade barretense, e do Conselho Municipal de Ciência (CoMCITI). “Nas reuniões do Bruto Valley discutimos a cidade que nós queremos. Isso é cidadania inteligente, é chamar as pessoas para pensar. Juntos é que a gente tem como construir uma política pública”, comentou. “No final de 2023 o CoMCITI também entregou à Prefeita Paula Lemos o Plano Diretor para Cidade Inteligente (PDCTI), mais um passo importante pro desenvolvimento sustentável da tecnologia e inovação no município”, completou.

Um dos principais focos da Frente Parlamentar será o estímulo à inovação tecnológica em diversos setores da economia, incluindo agricultura, indústria e serviços. Além do desenvolvimento de políticas para a implantação de infraestrutura inteligente em áreas urbanas e expansão da capacidade de geração de energia renovável no estado.