No dia 27 de agosto, comemora-se o Dia do Psicólogo, uma data que tem como objetivo principal valorizar a importância do cuidar da saúde mental e reconhecer o trabalho fundamental desses profissionais.
Estamos num mundo cada vez mais acelerado e estressante, em que cuidar da mente é fundamental, principalmente no ambiente de trabalho, podendo prevenir o estresse do dia a dia.
Nos vários contextos os psicólogos desempenham um papel fundamental ao oferecer suporte emocional, diagnóstico e tratamento de transtornos mentais, além de promover o autoconhecimento e a qualidade de vida das pessoas.
A data foi escolhida em homenagem à regulamentação da profissão de psicólogo no país, que ocorreu no ano de 1962, através da lei 4119. A partir daí . os profissionais da área da psicologia têm desempenhado um papel fundamental na sociedade e na manutenção da saúde emocional, ajudando indivíduos a compreenderem suas emoções, pensamentos e comportamentos.
A psicologia organizacional desempenha um papel fundamental nas empresas modernas, pois proporciona uma compreensão mais profunda do comportamento organizacional.
O profissional de psicologia organizacional é o responsável por analisar e avaliar os processos internos da empresa, identificando problemas relacionados aos colaboradores como:
- Motivação;
- Produtividade;
- Relacionamento interpessoal;
- Bem estar dos colaboradores.
O psicólogo organizacional também atua no recrutamento e seleção de novos talentos, ajudando a garantir que a empresa tenha uma equipe coesa e alinhada com os valores organizacionais. Através de técnicas de diagnóstico, intervenção e acompanhamento, o profissional de psicologia organizacional contribui para a criação de um ambiente de trabalho saudável e produtivo, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.
Um colaborador com boa saúde mental é mais resiliente, capaz de lidar com pressões e adversidades de forma construtiva. Com uma equipe mais equilibrada emocionalmente e menos propensa à Síndrome de Burnout, problemas de saúde mental ou de saúde ocupacional.
O psicólogo escolar interage junto ao educando e desenvolve ações educativas que promovam a saúde mental para todos do espaço escolar. Dentre suas funções pontua-se: avaliar problemas de aprendizagem, problemas de adaptação escolar e integração da família, escola e sociedade. várias as possibilidades de intervenção que um psicólogo pode desempenhar no campo escolar, dentre essas pode-se citar: entrevistas com os pais dos alunos, levantando dados sobre a autonomia x dependência; limites; autoritarismo; relacionamento cognitivo e emocional na família; reflexão com os pais sobre as dificuldades de aprendizagem existentes e criando junto a esses processos que possibilitem o sucesso escolar do aluno; unir pais e professores no processo de educação das crianças e, além disso, o psicólogo escolar deve ser curioso, articular junto ao demais profissionais em busca de estratégias de intervenção.
O trabalho do psicólogo clínico ajuda a pessoa a lidar com problemas psicológicos ou dificuldades diversas, problemas de vida, na promoção do seu autoconhecimento, entre outras questões. O papel do psicólogo clínico centra-se na orientação da pessoa na resolução das suas dificuldades de vida e em ajudá-la a encontrar as suas próprias respostas, facilitando a autorreflexão e o desenvolvimento pessoal. O campo de atuação inclui a análise e o tratamento da saúde mental, distúrbios emocionais, transtornos, problemas de aprendizagem, abuso de drogas e álcool, entre outros. Nesse sentido, o psicólogo auxilia o paciente na compreensão e no alívio de seu sofrimento.
A carreira do psicólogo sempre foi muito importante, ganhou ainda mais protagonismo com a pandemia da covid-19 que trouxe a saúde mental para o centro das discussões.
Parabéns a todos psicólogos pelo seu dia!
.