Professores barretenses premiados pelo Projeto CPFL nas Escolas conhecem a Usina de Itaipu

Os professores da Rede Municipal de Ensino de Barretos premiados pelo Projeto CPFL nas Escolas no final de 2022 realizaram, no mês de fevereiro, a tão esperada viagem a Foz do Iguaçu/PR com visita à Usina Hidrelétrica de Itaipu. A Escola Municipal São Francisco também foi premiada e receberá um painel de energia fotovoltaica.

Jéssica Maria dos Santos, secretária municipal de Educação, parabenizou os professores e a escola ganhadora e falou do compromisso da gestão com uma educação transformadora. “Esta gestão é comprometida em proporcionar a integração de profissionais para que possam desenvolver experiências de sucesso. O professor possui a habilidade de transformar a vida de seus alunos e da escola. E essa escola, com certeza, se torna um ponto transformador da comunidade. Que Barretos siga sendo um exemplo de sucesso e qualidade da educação pública”, afirmou.

Os vencedores

A professora de geografia, Amanda de Castro Carvalho, que lecionava na E.M. São Francisco durante a realização do projeto e atua na rede municipal há 10 anos, classificou a experiência como “única e incrível”. “O passeio que mais me marcou foi a Usina de Itaipu, porque ela é gigantesca. Um prêmio que eu nunca imaginei que ganharia”, contou. Segundo ela, a viagem ainda contou com passeios guiados ao Paraguai e à Argentina, países que formam a tríplice fronteira com o Brasil. “O melhor disso tudo é que a Escola São Francisco foi premiada com todas as trocas de lâmpadas e um painel”, completou.

Para o professor de Práticas de Ciências, Vagner Meira Cotrim, que em seu primeiro ano lecionando foi premiado, a sensação foi de estar no caminho certo. Ele também destacou a qualidade do material de trabalho oferecido pelo projeto. “O material era muito rico, interessante, didático, de fácil entendimento para as crianças. Elas começaram a calcular a conta de energia, quais eram os equipamentos que gastavam mais ou menos energia, calcular de que maneira poderiam diminuir a conta de energia, onde havia ou não desperdício, com personagens que os alunos se identificavam. Eu, como professor, tive a satisfação e o orgulho de estar no caminho correto”, disse. Durante o projeto Vagner lecionou na E.M. São Francisco e na E.M. Luiza Parassu Borges. Ele salientou que projetos como este valorizam o profissional. “A gente sabe que é muito difícil trabalhar com educação hoje e projetos como este valorizam a educação, o aluno e professor”, disse.

Ao longo do desenvolvimento do projeto, vários alunos da Rede Municipal de Ensino foram premiados com kits contendo mochila, squeeze, boné e camiseta.

CPFL nas Escolas – Energia em Jogo

O projeto CPFL nas Escolas – Energia em Jogo é uma ação educativa realizada em escolas do Estado de São Paulo com objetivo de difundir uma cultura de eficiência energética e desenvolvimento sustentável, promovendo a mudança de hábitos de consumo de energia de alunos, educadores e seus familiares.

Scroll to Top