Em época de muitas festas juninas, o grupo “Palhaços da Alegria” realizou o “Cortejo Junino” por todos os setores, espalhando alegria e emoção aos pacientes e profissionais da Santa Casa de Misericórdia de Barretos, na última quarta-feira, 19 de junho.
A ação é realizada pelo Instituto Sociocultural do Hospital de Amor, com o objetivo de proporcionar mais humanização no ambiente hospitalar. O projeto “Palhaços da Alegria” acontece na Santa Casa há cerca de seis anos. Além das ações pontuais em datas comemorativas, semanalmente uma dupla de palhaços visita os quartos dos pacientes.
“O nosso principal objetivo é encontrar alegria nesses momentos, pois os pacientes estão passando por uma fase delicada, mas existe vida. Brincamos com as pessoas e tentamos subverter um pouco esse ambiente hospitalar. Criamos cenas, momentos, restabelecemos memórias, buscamos ressignificar a internação das pessoas que estão aqui”, explicou Guilherme Figueiredo, integrante do grupo Palhaços da Alegria, mais conhecido como palhaço Figuerino.
O sr. Roberto Tavares de Almeida, 75 anos, paciente da Santa Casa há cinco meses, devido a um problema renal que requer sessões de hemodiálise três vezes por semana, se emocionou ao ver de perto o “Cortejo Junino”. “Já somos bem acolhidos pela equipe de enfermeiros e médicos, e hoje, ao receber o grupo de palhaços, com toda essa alegria e música, eu me emocionei. Mudou totalmente o meu dia e o ambiente, foi muito especial”, finalizou o paciente.