O que é ciúmes narcisista?

O ciúme é um sentimento natural do ser humano. Todas as pessoas podem sentir ciúme em algum momento da vida. Quando esse sentimento tem o sentido de cuidado e zelo por uma pessoa ou objeto, ele é benéfico, o problema ocorre quando esse sentimento se exacerba, sai do controle e começa a trazer sofrimento para quem sente e para quem é alvo dele.

Geralmente o ciúme esconde um profundo medo do abandono que tem raízes na infância. É preciso curar a relação afetiva com nossos pais para que o ciúme diminua. Daí a importância de buscar um psicólogo.

O ciúme presente no relacionamento amoroso é um sentimento complexo associado a paixões e afetos, mas que pode envolver ego e poder. O ciúme narcisista é uma das suas muitas variedades, onde a ênfase se encontra no “eu”.

O vínculo de casal normalmente não possui nenhuma garantia, a menos que haja um acordo ou um interesse estabelecido de forma específica. Grande parte das vezes o relacionamento não é assim e, por isso, depende de muitas variáveis. Por isso, sempre existe a possibilidade de terminar e é comum haver uma  terceira pessoa constituindo um triângulo amoroso. Quem está apaixonado não quer perder o outro e pode sentir que há uma outra pessoa ameaçando  a relação. Assim, origina o ciúme manifestado por insegurança.

No ciúme narcisista não ocorre o medo de perder alguém que se ama, e sim a frustração de ser substituído por um terceiro.

Quem tem ciúme narcisista sofre muito não pela perda do ser amado, e sim pela ferida em seu ego. O narcisista é atormentado pelo medo de se sentir perdedor. Vendo a relação como uma forma de poder. A infidelidade inflige a ferida narcisista devido a mentira. Em condições normais causa um sofrimento que inclui raiva e ressentimento, mas é possível lidar. Devido ao fato da relação se dar por terminada ou porque o casal encontra uma maneira de diálogo e resolução. Já no ciúme narcisista, quem passa por isso, não sossega até fazer o outro “pagar” por tudo. O narcisista se sente no direito de ferir emocionalmente aquele que lhe causou humilhação e, às vezes, até fará isso fisicamente. Não aceita que o outro “saia bem” sem pagar um preço alto pela situação.

O narcisista é alguém que precisa de ajuda. No entanto, raramente admite. Além disso, confunde as pessoas. Mostra-se solidário, protetor e encantador. Em troca, quer atenção total. Sente-se carente e supervaloriza a si mesmo. Ele não precisa de uma terceira pessoa para ter desconfiança.

É comum que os narcisistas desejem tornar seu parceiro ciumento. Podendo inclusive flertar na frente de seus parceiros ou que sejam infiéis e deixem pistas evidentes para serem descobertos. Quando gera o ciúme no outro conseguem torná-los inseguro (sendo isso o que querem). Com isso, a desconfiança, com motivo, fará o parceiro focar mais sua atenção nele, e o narcisista adora isso.

Nem sempre controlar o ciúme é tarefa fácil. Caso você não esteja conseguindo lidar com seu ciúme ou tenha um parceiro com ciúme narcisista procure ajuda tanto para você quanto para ele. A terapia faz você se conhecer, aumentar sua autoconfiança, refletir as razões do seu ciúme e cessar com o sentimento de posse.