O desafio da maternidade na pandemia

Ser mãe é uma experiência muita boa na vida de uma mulher e que proporciona um grande aprendizado. Quando nasce uma mãe, nasce uma nova mulher. Infelizmente, existem aquelas mulheres que não nasceram para serem mãe e não sabem desempenhar a função materna.

Gerar um filho não é ser mãe. Mãe é quem cria, dá amor, carinho, educação e respeito. Gerar um filho, com certeza, é a coisa mais fácil que tem. Agora, desempenhar o papel de uma mãe é tarefa de muita responsabilidade. Mãe ama seu filho, é o amor mais verdadeiro que existe. O amor que sentimos por quem trazemos ao mundo é algo que não tem explicação. Cuidar, alimentar, proteger… Tudo isso faz parte do universo da maternidade.

Mas, mãe também precisa de cuidado. Ela também se cansa, também chora, perde a paciência, precisa de colo e compreensão. Ser mãe é sensacional, mas ela também precisa estar psicológica e fisicamente bem. Apoie, escute, ajude. Estenda a mão. Quem cuida também precisa de cuidado.

Não existe acontecimento mais poderoso do que a maternidade. Ela é capaz de modificar a cabeça de uma mulher e criar uma responsabilidade e amor jamais sentidos antes. Mãe de qualquer tipo de parto, mãe de coração pela adoção, mãe que cria seu filho sozinha, mãe com suporte, não importa… Ser mãe é algo mágico e, ao mesmo tempo, bem realista.

Quando somos mãe, temos um turbilhão de emoções e sentimentos na nossa rotina. A vida é corrida e agitada, mas é um amor que não tem como medir, um sentimento que só quem tem filho conhece. É você olhar para ele e explodir de um amor que não cabe dentro. É o que move nossa alma e nosso coração. É o que dá sentido à nossa vida.

Com a pandemia, houve acúmulo de tarefas e preocupação com o sustento e a saúde da família ocasionando muito estresse nas mães. Conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde), as mulheres são o grupo mais vulnerável a problemas de saúde mental durante a pandemia de Covid-19. Nesse grupo estão as mães, gestantes e puérperas. Fora que as alterações hormonais da gravidez e do pós-parto as deixam ainda mais suscetíveis a ansiedade e depressão.

As crianças com aulas online, e as mães precisando acompanhar. A mãe passou a exercer suas funções no trabalho, é a professora do filho, faz a comida da casa e acaba por gerir todos esses sentimentos de mal-estar diante da pandemia. As mães que trabalham em casa e cuidam da educação dos filhos durante a pandemia estão mais estressadas, pois ser mãe já traz diversas cobranças e agora elas estão ainda mais sobrecarregadas.

A soma das tarefas domésticas, aumento da carga de trabalho e educação dos filhos são os principais motivos para o cansaço extremo. Por causa da mudança na dinâmica da casa, muitas mulheres estão se sentindo sem tempo e espaço para o seu próprio cuidado, causando tristeza. É fundamental tirar um tempo para descansar, fazer o que gosta e respeitar o seu limite.

Muitas mulheres foram obrigadas a abandonar a vida profissional para atender as demandas domésticas e as necessidades dos filhos por conta da pandemia. Dessa forma, a saúde mental dessas mães foi altamente comprometida gerando estresse e depressão.

A mulher tem uma das cargas mais pesadas ao criar e educar os filhos: a demanda emocional. Mães de verdade se preocupam não apenas com o que os filhos vão comer, mas como estão se sentindo. São elas que se angustiam pelo sofrimento dos filhos e que, muitas vezes, choram junto. Na pandemia está mais difícil ser mãe. Com a pandemia as crianças apresentaram mudanças de comportamento. Muitas crianças com agitação, depressão, ansiedade, aumento do número de obesidade e maior exposição aos meios tecnológicos. O medo, angústia, ansiedade e insegurança durante o período da pandemia aumentou.

O impacto negativo do isolamento social afetou a saúde mental das mães e comportamentos das crianças durante o contexto da pandemia mesmo quando não havia problemas pré-existentes de saúde mental materna ou infantil.

Mães, não se culpem por ficarem exaustas, estressadas e deprimidas, porque vocês são guerreiras. A pandemia, sem dúvida, exigiu muito de vocês. Não deixem de se cuidarem e façam tudo com calma. Não deixem de buscar uma ajuda psicológica, se necessário.

Um feliz e abençoado Dia das Mães a todas nós!