NOMOFOBIA: Quando a pessoa fica ansiosa e angustiada sem o celular

Nomofobia é o medo irracional de ficar sem o seu telefone celular ou ser incapaz de usar o telefone por algum motivo, como a ausência de um sinal, o término do pacote de dados ou a carga da bateria

Você se sente agoniado quando seu celular vibra e sai correndo para ver se alguém curtiu ou comentou suas postagens nas redes sociais? Você antes de levantar da cama já responde seus e-mails? Ser respondeu sim pode estar sofrendo de nomofobia.

Uma fobia é um medo irracional. No caso da nomofobia, os eventos que a pessoa teme não são muito improváveis, de maneira que parte dele não é irracional. O que é irracional é o grau de desconforto que sentem por estarem separados dos celulares. A palavra nomofobia é tem origem de uma composição em inglês: no + mobile + phone + phobia. O termo foi criado pela YouGov, uma instituição de pesquisa sediada no Reino Unido.

Nomofobia é um termo que descreve um medo crescente no mundo de hoje: ficar sem o celular e isso é um problema do mundo inteiro. Muitas pessoas tem necessidade extrema de usarem o celular durante o sexo e ao dirigindo.

Considero errado chamar isso de fobia pelo fato dessa ser um medo irracional”, e essa angústia sentida quando estamos sem seu celular num mundo conectado é quase natural e talvez um sentimento compreensível.

Entre os sinais da nomofobia temos:

  • Incapacidade de desligar seu telefone;
  • Verificar obsessivamente chamadas perdidas, e-mails e textos;
  • Constantemente carregar a bateria do celular;
  • Conferir de maneira obsessiva WhatsApp e rede social;
  • Demonstrar irritação ao estar em locais sem conexão wi-fi;
  • Ser incapaz de ir ao banheiro sem levar seu telefone com você.

Nosso cérebro não está estruturado para lidar com duas tarefas diferentes de uma só vez. Realizar várias coisas ao mesmo tempo acaba desperdiça mais tempo do que otimizando qualquer coisa.

Não ter o telefone por perto pode aumentar a ansiedade acarretando inclusive sentimento de angústia. Existem pessoas que quando ficam separados dos nossos telefones, não seremos incluídos quando os amigos fizerem planos nas redes sociais.

O excesso de celular pode causar insônia. Verificar o e-mail uma última vez, dar a última olhada na rede social pode atrapalhar seu sono. Pois, você pode ver algo que te atrapalhe seu sono. Estímulos logo antes de dormir pode prejudicar seu sono e causar insônia, especialmente quando nos deparamos com situações fora do nosso controle. A maioria das pessoas dormem com os telefones na cama ou do lado dela. O problema não é só o barulho durante a noite nos acordar. Celulares também emitem uma luz “azul”, sinalizando para o nosso cérebro que é hora de acordar. As luzes azuis suprimem a melatonina, o hormônio que determina nossos ritmos de sono. O ideal é deixar o aparelho longe enquanto você dorme

Alguns pais pedem aos filhos que deixem as redes sociais ou desliguem seus telefones durante o jantar. No entanto, esses mesmos pais não deixam de verificar calendários, responder a e-mails ou uma mensagem no WhatsApp. As crianças estão aprendendo com seus pais que estar sempre conectado é normal e perdendo a importância da interação entre pessoas.

É importante adquirir consciência e lutar contra a sujeição a qualquer vício presente no nosso comportamento. A tecnologia deve ser utilizada para coisas boas não algo maléfico. Para aprender a lidar com isso um psicólogo pode auxiliar!

Par evitar a dependência digital é importante equilibrar o tempo entre o celular e o contato humano a cada semana. Para cada hora que você investe na frente de uma tela, invista o mesmo tempo conversando com pessoas, e não vale o WhatsApp. Tente uma técnica rápida todo mês, onde você passa um dia ou mais sem um eletrônico. Você se sentirá liberado.

Se você se identifica com o artigo não deixe de buscar ajuda!