Quando estamos em um relacionamento com uma pessoa tóxica é difícil de identificar que isso está acontecendo. Psicopatas são mestres em manipulação, capazes de serem muito sedutores quando desejam algo, onde você pode se sentir até a vítima. Já os narcisistas estão sempre pensando em si mesmos, fazendo com que você se sinta desrespeitado. Passam a ser tão dominadores, que você acaba se sentindo inferior e desqualificado.
Um relacionamento tóxicoé aquele que afeta nossa saúde mental, nossa saúde física, reduz drasticamente nossa produtividade e transforma a alegria em um verdadeiro pesadelo.
Talvez tenha sentido o ambiente corporativo ou familiar com muitas pressões psicológicas, ameaças e assédios, ou um casamento pautado pelo desrespeito, deboches e agressões físicas e verbais.
Toda relação é normal haver dificuldades e conflitos. Um relacionamento tóxico é muito mais desgastante do que positivo. Ele pode acontecer com qualquer pessoa e em diferentes relações, desde os relacionamentos românticos até relações com amigos, familiares e colegas de trabalho.
Grande parte das pessoas que vive esse tipo de relação não consegue perceber o quanto ela é prejudicial para ambos os envolvidos, especialmente do ponto de vista psicológico.
Entre os principais sinais de um relacionamento tóxico temos:
- Comportamento controlador: Uma das partes tenta controlar a outra, ditando o que ela deve fazer, com quem pode falar e o que pode vestir. Isso pode se manifestar como ciúmes excessivos e regras rígidas.
- Manipulação: Manipulação emocional, chantagem emocional e jogos mentais são comuns em relacionamentos tóxicos. Uma pessoa pode tentar manipular a outra para conseguir o que deseja, muitas vezes às custas da outra pessoa.
- Críticas constantes: Um parceiro critica o outro de forma constante, minando sua autoestima e autoconfiança. Isso pode incluir críticas sobre a aparência, habilidades, escolhas de vida, etc.
- Falta de comunicação: Em relacionamentos tóxicos, a comunicação geralmente é problemática. Isso pode ser manifestado através de silêncio prolongado, recusa em discutir problemas ou explosões de raiva.
- Desrespeito pelos limites pessoais: Uma pessoa não respeita os limites pessoais da outra. Isso pode incluir invadir a privacidade, forçar relações íntimas ou ignorar os desejos e necessidades do parceiro.
- Instabilidade emocional: Relacionamentos tóxicos frequentemente envolvem altos e baixos extremos. Os parceiros podem passar de um amor intenso para hostilidade em questão de minutos.
- Violência física ou verbal: Em casos extremos, relacionamentos tóxicos podem envolver abuso físico ou verbal. Isso é inaceitável e perigoso.
- Isolamento social: Um parceiro pode tentar isolar a outra pessoa de amigos e familiares, tornando-a dependente apenas dele.
- Desculpas constantes: Mesmo quando o parceiro prejudica deliberadamente o outro, ele pode tentar minimizar suas ações, culpar a vítima ou fazer promessas vazias de mudança.
- Negação: Em muitos casos, ambas as partes do relacionamento podem estar em negação sobre o quão tóxico ele realmente é, o que dificulta a busca de ajuda ou a saída do relacionamento.
Os narcisistas sentem a necessidade de superar as pessoas e fazê-las se sentirem “inferiores” em busca de superioridade. Podem rebaixá-lo de maneiras sutis ou jogar pequenos insultos contra se você compartilhar uma conquista da qual se orgulha. Eles também podem mantê-lo adivinhando se serão ou não legais com você de um dia para o outro. Ou, eles podem se envolver em gaslighting de forma consistente.
Os narcisistas não admitem falhas porque realmente acreditam que nunca cometem erros.
Essas relações tóxicas tem sérias consequências para a saúde mental das pessoas envolvidas. Entre elas:
- Estresse e ansiedade: A constante tensão, brigas e a incerteza em relacionamentos tóxicos podem levar a níveis elevados de estresse e ansiedade. Isso pode resultar em sintomas físicos, como dores de cabeça, problemas digestivos e insônia
- Baixa autoestima: A crítica constante e a falta de apoio emocional em relacionamentos tóxicos podem minar a autoestima de uma pessoa, levando-a a acreditar que é inadequada ou sem valor.
- Depressão: Relações tóxicas muitas vezes estão ligadas a sentimentos de tristeza e desespero. A falta de apoio emocional pode contribuir para o desenvolvimento da depressão.
- Isolamento social: Relacionamentos tóxicos muitas vezes envolvem o isolamento da pessoa de amigos e familiares. Isso pode levar à solidão e à sensação de estar preso.
- Trauma emocional: Abuso verbal, emocional ou físico em relacionamentos tóxicos pode causar trauma emocional duradouro. Isso pode se manifestar como flashbacks, pesadelos e dificuldade em confiar em outras pessoas.
- Dependência emocional: Algumas pessoas podem desenvolver uma dependência emocional de um parceiro tóxico, tornando-se incapazes de tomar decisões ou cuidar de si mesmas sem a presença ou aprovação desse parceiro.
- Problemas de saúde mental a longo prazo: Relacionamentos tóxicos podem deixar cicatrizes profundas na saúde mental que podem durar muito tempo após o fim do relacionamento.
- Risco de automutilação ou pensamentos suicidas: Em casos extremos, a pessoa pode se sentir tão desesperada e impotente em um relacionamento tóxico que pensamentos suicidas ou comportamentos autodestrutivos podem surgir.
.A terapia individual, terapia de casal (quando apropriado) e o apoio de amigos e familiares são importantes para lidar com as consequências de uma relação tóxica e iniciar o processo de cura e recuperação da saúde mental.
Ao lidar com qualquer tipo de relacionamento tóxico, o mais importante a se fazer é se concentrar na sua saúde e no seu bem-estar. Se você está lidando com alguém que drena sua energia e felicidade, considere removê-lo(a) de sua vida ou, pelo menos, limitar o tempo que passa com ele(a). E mais importante: caso você esteja sofrendo abuso emocional ou físico, procure por ajuda imediatamente.
.