A conquista é histórica, o quarto lugar no torneio mundial CrossFit Open – 2022, considerada a maior competição na modalidade no online da CrossFit, foi divulgada na manhã desta terça-feira, 15 de março. O paratleta barretense Fabrício Taveira é o brasileiro mais bem classificado, não apenas em sua categoria, a crossfit adaptado, mas entre todos os competidores deste esporte, que existe desde o ano 2000.
“Foi a minha melhor performance na modalidade da CrossFit, um paratleta brasileiro que conquista o quarto lugar, competindo com vários outros, de diversos países, isso é muito importante não só para mim, mas para quem entende a prática esportiva como busca da qualidade de vida”, afirmou entusiasmado.
As provas da CrossFit Open foram separadas por faixa etária e para a categoria de atletas adaptados para portadores com deficiência. Todas as séries do paratleta Fabrício foram gravadas e enviadas para a avaliação da comissão julgadora das provas dentro da competição.
CrossFit é uma atividade que tem como base o programa de treinamento que faz a união da prática de exercícios aeróbicos de alta intensidade, com levantamento de peso olímpico, entre outros exercícios, criado por Greg Glassman e Lauren Jenai, na Califórnia, nos Estados Unidos, no ano 2000.
Fabrício Taveira iniciou no esporte como mais uma treino em busca de sua reabilitação física, após o acidente que resultou em uma lesão medular, há três anos, e que o deixou com mobilidade reduzida, dependendo do auxílio da cadeira de rodas, que utiliza para a prática esportiva do Crossfit. Além de paratleta, Fabrício retomou sua carreira de personal training e instrutor de box, e está iniciando outras duas atividades profissionais, de modelo e palestrante.