Este último final de semana foi de revisitar a história para um grupo de 26 egressos da VIII Turma de Odontologia do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos). Formados em 1994, os cirurgiões-dentistas organizaram um reencontro em Barretos e foram convidados pela colega de curso e hoje integrante do Conselho Curador da FEB (Fundação Educacional de Barretos), Cláudia Martins de Lima, para visitar o campus da instituição e a Clínica Odontológica, local onde eles realizavam as aulas práticas.
O Reitor, Prof. Dr. Angelo Davis, foi o anfitrião do encontro e lembrou que essa é a primeira visita de um grupo de egressos em Odontologia no Centro Universitário. “Foi uma satisfação receber esses grandes profissionais formados pelo UNIFEB. Pudemos trocar experiências, relembrar fatos que marcaram nossa história e apresentar a evolução da instituição. Enxergar o carinho e a gratidão no olhar de cada um foi muito especial para nós que trabalhamos em prol desta importante fundação de ensino superior, considerada a mais tradicional da região, e que neste ano completa 60 anos”, disse.
Cláudia destaca que sua turma hoje atua pelo Brasil afora e conta com profissionais estabelecidos em várias localidades. “Em nosso grupo temos cirurgiões-dentistas nas cidades paulistas de Andradina, Ituverava, Catanduva, Araçatuba, São José do Rio Preto, São Joaquim da Barra, Ribeirão Preto, Tanabi, São Carlos, Jacareí, Oswaldo Cruz, Guararapes, Pindorama, Bebedouro, Macaubal, Araraquara, Sertâozinho, Viradouro, além dos conterrâneos de Barretos. E também temos profissionais nas cidades mineiras de Frutal, Uberaba e Poços de Caldas; no Paraná em Ponta Grossa; e no Ceará em Fortaleza”, explicou.
O grupo se reúne a cada cinco anos para comemorar a formação e confraternizar pelo sucesso profissional. “Desta vez foi inesquecível, porque juntamente com o Reitor Prof. Angelo, pudemos rever o campus, a clínica, os laboratórios e saber que tudo está preservado e bem conservado, com mais tecnologia e novos prédios. Foi muito emocionante”, enfatizou a cirurgiã-dentista representante do Conselho Curador.
Para Cláudia, a experiência de relembrar com seus colegas uma época tão importante da formação profissional foi indescritível. “Revisitar nossa história é fundamental para fortalecer nossos vínculos e termos o real valor da nossa trajetória e o quanto evoluímos como pessoas e profissionais. Foi uma das experiências mais marcantes das nossas vidas. Assim que passei a integrar o Conselho Curador fui rapidamente visitar sozinha a clínica e quando entrei e vi os alunos atendendo e nossa placa na recepção senti uma grande alegria e uma gratidão imensa a Deus e aos meus pais, família e amigos por tudo que vivi. Quando organizamos o encontro sugeri a visita ao UNIFEB e os colegas se animaram. A expectativa era de revermos e fazermos uma foto, entretanto, ao adentrarmos no laboratório voltamos no tempo e imediatamente sentimos como se ainda fossemos alunos. Ver os equipos, os laboratórios e os manequins foi de uma magia que nos contagiou. Sem dúvida foi um momento que jamais esqueceremos”, contou.
Como integrante do Conselho Curador da FEB, Cláudia destaca a importância da instituição no contexto de formação acadêmica na região. “Há quase um ano que estou no Conselho Curador vejo o UNIFEB retomar o posto de melhor faculdade da região com cursos de alta demanda, como Medicina Veterinária, Biomedicina, Psicologia, entre outros, e também as engenharias e a Odontologia que fizeram a história da instituição e agora retomam o prestígio e a educação de ponta, que sempre foi a marca registrada do Centro Universitário. Lembro que em nossa turma temos alunos de grandes polos educacionais que vieram estudar aqui naquela época, portanto, Barretos está diretamente ligada à formação de grandes profissionais através do UNIFEB”, enfatizou.
Em relação a sua atuação no Conselho Curador da FEB, Cláudia ressalta a gratidão infinita por ser egressa da instituição e poder contribuir de uma forma tão direta para a transparência e crescimento deste polo universitário. “Ao mesmo tempo que me emociono sinto uma responsabilidade grande em dar continuidade ao processo de evolução da FEB juntamente com os outros membros, nosso presidente do Conselho Curador Prof. Vitor Edson Marques Júnior, funcionários e, principalmente, o Reitor Prof. Angelo”, disse.
Cláudia finalizou agradecendo a acolhida organizada pelo UNIFEB com um delicioso café da manhã. “Eu, em nome da VIII Turma de Odontologia do UNIFEB, quero agradecer a recepção carinhosa com que nosso Magnífico Reitor Prof. Dr. Angelo Davis, o Departamento de Marketing, na pessoa do colaborador Marcos Buzeto, e o laboratório, na pessoa da colaboradora Cristiane Ferreira, organizaram. Toda nossa turma ainda está encantada com o momento que nos foi proporcionado”, finalizou.