Barretos sedia Congresso Inovagro & Brutohacka

A Estância Turística de Barretos sedia desde sábado, 1° de abril, o Congresso Inovagro & Brutohacka com a realização simultânea do 1º Encontro de Inovação Aberta e Encontro de Comunidades de Barretos e Região. O evento foi aberto com a presença da prefeita Paula Lemos, do deputado estadual Sebastião Santos, e outras autoridades, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus Barretos.

Paula agradeceu aos organizadores e parabenizou os jovens participantes do evento. “É nisso que a gente acredita, na possibilidade de ser instrumento para inovação e, principalmente para estes jovens, para que eles percebam que eles podem ser o quiserem”, afirmou. A chefe do executivo também destacou o trabalho de Christian Henrique da Silva, o Chris, da Goblin School. “Uma pessoa idealista, engajadora, que gera empregos na nossa cidade, que desenvolve startups com responsabilidade”, contou. Ele criou os óculos de realidade virtual para ajudar crianças em tratamento contra o câncer.

O deputado Sebastião Santos, que faz parte da Comissão de Ciências e Tecnologia do Estado de São Paulo, falou dos desafios tecnológicos e da importância da inovação. “Estamos aqui para apoiá-los e parabenizá-los”, afirmou.

O evento

O congresso é uma iniciativa conjunta entre o Ecossistema BrutoValley, a empresa Minerva Foods e a Goblin School e visa fortalecer a comunidade e a economia da região, promovendo atividades para a capacitação do público no universo do empreendedorismo, por meio de palestras, oficinas, mentorias e um desafio hackathon, com a divisão dos participantes em equipes multidisciplinares contendo programadores, profissionais de design/marketing, especialistas em negócios e especialistas em agro, que irão solucionar a uma demanda específica, orientados por profissionais destas áreas. Haverá premiação para as três melhores equipes.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Adélia Bueno, falou da importância do evento para a tecnologia de Barretos. “Estamos preparando o jovem para um futuro muito próximo, para a virada tecnológica que vamos ter dentro de Barretos. Isso já vem acontecendo dentro de uma série de ações”, comentou.

A programação foi dividida em três dias, sendo o primeiro dedicado a apresentação do desafio hackathon, com oficinas e encontro com as comunidades. No segundo dia, a agenda é voltada para a apresentação de cases de sustentabilidade e agricultura verde. Já no terceiro, as palestras irão abordar temas específicos de tecnologia e economia no agronegócio.

Participaram da abertura do evento, entre outras autoridades, o gerente de engenharia, Diogo Isoton, e o diretor de tecnologia e dados, Leandro Cury, ambos da Minerva Foods; o vice-presidente do Sebrae-SP, Tirso Meirelles, o gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial e Territorial do Sebrae/SP, Rafael Matos do Carmo, o presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (COMCITI), o advogado Lucas Mustafá, e a advogada ambiental Juliana Luciana.

Scroll to Top