Nosso ano de 2020 foi repleto de desafios e mudanças para todos. Com a chegada da pandemia, passamos a ter uma nova maneira de viver, precisamos de rápidas adaptações, colocando em prova nossa resiliência por conta de uma grande incerteza sobre o amanhã. Jamais acreditaríamos que esse isolamento social iria durar o ano inteiro.
Hoje questionamos sobre o que será de 2021, depois de nove meses vivendo em isolamento social, quando possível. Sim, pois é necessário trabalhar para sustentar nossa família e pagar nossas contas. Temos que sair para comprar nossos produtos alimentícios e medicamentos. Ir ao banco quando em situações extremamente necessárias, comprar nossos vestuários. Enfim, mesmo com a pandemia nossas atividades precisam ser retomadas, mas com cautela e tomando os cuidados necessários. Afinal, já se passou muito tempo. Nós, seremos humanos, fomos ensinados a viver em sociedade, o convívio com nossos amigos e familiares faz bem para nossa saúde mental. Foi um ano em que sentimos falta de várias pessoas que não encontramos e o sentimento de angústia, saudade e medo tomou conta de todos nós.
Todo mundo hoje questiona se voltaremos ao normal e se essa pandemia vai acabar. Também questionamos como será o mundo pós-pandemia. Essas e outras questões afetam o pensamento de muitos brasileiros que durante essa fase acabaram por intensificar medos e angústias que dão lugar às crenças limitantes.
No decorrer da vida desenvolvemos ideias através das percepções e interpretações que fazemos sobre nós mesmos, os outros e o mundo a nossa volta. É um quebra-cabeça que vai sendo montado a partir das peças que fazem parte do nosso aprendizado, mas nem sempre esse encaixe fica perfeito e, mesmo o que parece certo, muitas vezes, precisa ser reavaliado. Assim acontece com as crenças limitantes.
Frases como “eu não consigo”, “não tenho mais idade pra isso”, “é tarde demais”, “nunca vou aprender”, “nem vou tentar”, “não tenho tempo” são apenas alguns exemplos de crença limitante. Essas programações são inseridas em nosso cérebro desde quando nascemos, passando pela convivência com nossos pais, família e até por conta do ambiente em que vivemos.
Essas crenças podem ser positivas ou negativas. Nesse último caso, acabam impedindo nosso crescimento e sucesso e oferecendo uma vida cheia de frustrações, seja no âmbito pessoal ou profissional. Essas crenças limitantes podem criar obstáculos para o crescimento pessoal e profissional pela pessoa não conseguir se libertar. A pessoa só recupera sua autonomia no momento em que decide avaliar e até questionar o quem vem bloqueando sua vida.
Elas podem gerar pensamentos rápidos, automáticos e distorcidos que ajudam a manter um ciclo vicioso. A maneira como enxergamos a nós mesmos, os outros e o mundo pode ter um grau severo de distorção de imagem que confunde nossas percepções levando-nos a interpretações muitos distantes da realidade, sentimentos negativos, reações e atitudes. Nessas crenças podem estar a base do insucesso, por exemplo, a crença da incompetência que leva a pensamentos como: “não sou capaz”, “não sou tão inteligente”, “sou lento”, “não sirvo para nada”. Podendo acarretar pensamentos como: “falhar é terrível ou vergonhoso”, ou seja, sempre que o desafio for percebido é melhor desistir.
Essas crenças limitantes ficam muito impregnadas em nossa mente e, dificilmente conseguimos perceber, e acabam sendo uma espécie de desculpa para não fazer aquilo que queremos. Há uma necessidade de identificá-las para superá-las e ressignificar esses pensamentos deixando as influências negativas no passado.
A psicoterapia pode ajudar a reconhecer essas crenças para conseguir ressignificar essas ideias. Sendo fundamental aprender a questionar essas crenças ou distanciar-se delas, É importante também identificar quais crenças mais limitam a sua vida para investigar sua origem. Através da ajuda psicológica podemos desenvolver crenças fortalecedoras, definir nossos objetivos, desafiar nossos medos e confrontar nossas crenças com a realidade.
Procure ter pensamentos positivos, mantenha a fé, acredite e diga pra você mesmo que 2021 será um ano próspero, cheio de energia e que trará boas novas. Mesmo com esse momento delicado que estamos passando seja firme nesses pensamentos. É preciso ser perseverante, ter pensamento positivo e atrair boas energias, por isto, pegue este momento e faça uma retrospectiva dos acontecimentos. Apesar de todo caos por conta da pandemia, quantas coisas boas te aconteceram nesse tempo? Você amadureceu? Mudou? Se tornou uma pessoa melhor? Você e sua família passaram bem o ano todo? Tem motivos para agradecer a Deus pela sua vida e de seus familiares e amigos?
Através dessas reflexões podemos observar as boas mudanças internas que tivemos nesse período, e que podem nos ajudar a começar o ano de 2021 com maior disposição e foco.
Aproveite esse tempo para meditar, que contribui para muitos benefícios à saúde, além de relaxar e trazer uma sensação de bem-estar que pode te acalmar e melhorar seu dia. Afasta a ansiedade e a angústia também.
Organize-se, pois assim conseguirá aumentar sua produtividade e segurança para realizar suas atividades. Muitos se viram perdidos nesse momento tendo que trabalhar em home office, cuidar dos filhos, da casa e demais tarefas. Mantendo uma rotina organizada, faz com que você execute suas tarefas com maior tranquilidade.
Faça sua retrospectiva pessoal analisando tudo que aconteceu neste ano e faça uma reflexão de todas as coisas positivas, para te dar maior conforto para enfrentar o próximo ano. O ano de 2020, apesar de turbulento, foi um ano também de oportunidades para mudar nossa forma de ver o mundo e de agir, nos tornarmos pessoas melhores e mais evoluídas.
Atraia energias positivas. Pense coisas positivas, valorize as pequenas coisas cotidianas, seja uma pessoa melhor diariamente, respeite o próximo, cuide de si e da natureza. Assim você atrai pessoas boas para sua vida e da sua família. Fique perto de pessoas positivas. Assim seu 2021 vai começar cheio de energia e com você sendo mais confiante de que tudo pode ser melhor. Mude a si e mude o mundo, o ano que vem pela frente será um ano maravilhoso. Tenha fé e acredite.
Desejo um Feliz Ano Novo a todos!