A Inteligência Emocional vem a ser nossa capacidade de reconhecer nossos próprios sentimentos e dos outros. Quando temos ela funcionando bem somos pessoas motivadas e, somos capazes de lidar de maneira adequada com as nossas emoções.
Hoje em dia quem sabe lidar melhor com os próprios sentimentos e dos outros tem maior chance de alcançar o sucesso. Ou seja, não é somente o nosso quociente intelectual que determina nosso sucesso.
Daniel Goleman considera que a Inteligência Emocional vem a ser uma forma diferente de inteligência sendo composta por autoconhecimento, controle de impulsos, persistência, automotivação, habilidade social e capacidade de perceber sentimentos alheios. Dessa forma, podemos dizer que pessoas que possuem essas competências comportamentais desenvolvidas possuem uma ótima inteligência emocional. Um indivíduo emocionalmente inteligente consegue identificar suas emoções e das pessoas mais facilmente. Fator esse essencial para lidar com pessoas.
A nossa Inteligência Emocional é importante para construirmos relações pessoais, amorosas e de trabalho adequadas. Dai a importância de trabalharmos com ela.
Desenvolvê-la em sua vida garante diversos benefícios. Afinal, as emoções e sentimentos possuem muito poder sobre a vida e mente humana. Saber como controlá-la em momentos que precisam disso é essencial para a qualidade do viver.
Quando desenvolvemos a inteligência emocional, conseguimos encontrar um equilíbrio entre razão e emoção para orientar a forma com que a gente se comporta e lida com as emoções das pessoas que nos cercam – incluindo colegas de trabalho e clientes.
A inteligência emocional nos permite tomar decisões mais conscientes, objetivas e calculistas, controlar reações e interagir com o próximo de maneira mais saudável e harmoniosa.
Entre os principais benefícios, podemos citar cinco. São eles:
- comunicação mais assertiva;
- redução da ansiedade e estresse;
- maior empatia;
- lidar melhor com a pressão no trabalho;
- não deixa a autossabotagem atrapalhar o rendimento.
Abaixo algumas dicas de como desenvolver a inteligência emocional no trabalho:
– Compreenda seus próprios sentimentos. Trabalhar a autoconsciência é um exercício muito importante para se obter inteligência emocional.
– Trabalhe a autoconfiança. É importante deixar claro que autoconfiança é diferente dearrogância. É indispensável sempre manter a humildade com o próximo. Além disso, essa competência precisa ser constantemente desenvolvida.
– Comece a desenvolver a empatia. A empatia é um ponto que precisa ser trabalhado. No dicionário a empatia é a capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de apreender do modo como ela apreende.
– Pratique uma comunicação mais clara. A comunicação – seja ela verbal, não verbal, escrita ou visual – faz parte do primeiro contato com outras pessoas. Então, nada mais natural que esse impacto seja positivo.No caminho para a inteligência emocional no trabalho, deve-se evitar a comunicação agressiva ou muito passiva. O respeito precisa ser assegurado!
– Desenvolva a persuasão. É importante citar que persuasão é diferente de manipulação. Persuasão: influenciar que alguém faça algo que irá beneficiar ambos; Manipulação: o benefício é apenas para uma pessoa, no caso a que tenta manipular.
– Compreenda o que te estressa. No ambiente de trabalho sempre existem situações estressantes. Saber e compreender quais eles são facilitará o encontro de maneiras para não deixar que os domine.
– Saiba receber críticas. Esteja aberto para absorver o feedback de colegas e líderes sobre a sua atuação e encare isso como uma oportunidade para você de desenvolver no trabalho.
– Amplie a escuta ativa. Não basta só falar bem. A escuta também precisa ser trabalhada. Afinal, uma comunicação é feita entre duas pessoas ou mais.
– Pratique Yoga ou meditação. Algumas práticas são muito boas para conquistar o autocontrole das emoções. Entre elas estão a yoga e a meditação.
– Tente encarar a vida com mais otimismo. Inteligência emocional é também exercitar abordagens mais otimistas sobre as situações.
– Aumente a sua resiliência. A resiliência é a habilidade de superar obstáculos e se recuperar rapidamente de adversidades. Ela e a inteligência emocional andam sempre juntas. No trabalho e na vida pessoal, é preciso ser resiliente para suportar situações estressantes, de pressão e cobrança por resultados.
– Faça terapia. A ajuda de um psicólogo fará com que entenda melhor o funcionamento da sua mente,