A saúde mental e a importância do autocuidado são assuntos relacionados, mas que nem sempre são vistos com a atenção que deveriam. O autocuidado significa cuidar de si mesmo. Ele se trata de um conjunto de hábitos, posturas e valores que objetivam o bem-estar emocional, psicológico e físico. Por englobar muitas esferas da nossa vida, o autocuidado é muito eficiente para cuidar da nossa saúde mental.
Hoje se fala muito sobre a importância de estar atento à saúde mental. Isso significa voltar o olhar para si mesmo. Essa necessidade pode ter surgido devido ao aumento dos casos de ansiedade, estresse ocupacional e depressão nos últimos anos.
O trabalho excessivo, pressão para desempenhar bem, preocupação com a pandemia, a crise financeira e alta competitividade no mercado profissional e acadêmico favorecem o cansaço mental e físico. Como a vida é corrida, poucas pessoas conseguem respirar e voltar o olhar para as próprias necessidades. As pessoas vivem tão ocupadas com obrigações profissionais e familiares, além das suas próprias cobranças pessoais, que não se lembram de cuidar de si mesmas.
Ignoram o estresse, ansiedade, exaustão mental e desgaste emocional para cumprir prazos, resolver problemas dos outros e viver como se nada estivesse acontecendo dentro delas. Muitas acabam por enxergar o sofrimento emocional e psicológico como “frescura” e se forçam a continuar com suas rotinas apertadas.
Quando ignoramos os alertas da mente e do corpo podemos ter uma situação muito desagradável no futuro. O excesso de estresse e ansiedade refletem na saúde física negativamente, desencadeando doenças graves. Esses fatores favorecem o adoecimento da saúde mental. Levando a depressão, o transtorno de ansiedade, a síndrome do pânico e as fobias. Isso tudo acaba por impactar na qualidade de vida.
Te convido a refletir sobre sua saúde mental. Como anda suas emoções e pensamentos? Você tem se sentido cansado, irritado, triste, desmotivado ou entediado? Tem tido muitos pensamentos negativos que te causam mau humor?
Você pratica o autocuidado quando recusa um relacionamento, uma situação ou uma amizade que lhe faz mal. Ou quando sai do trabalho na hora correta na sexta-feira após uma semana de trabalhos além do horário. Ou, ainda, quando dedica momentos da sua rotina para se arrumar do jeito que você gosta. Mesmo que isso não pareça coisas tão importantes esses detalhes causam um grande impacto na saúde mental.
terapia é a principal ferramenta para promover o autocuidado. Fazer terapia é transformador por promover a modificação de hábitos, sentimentos e pensamentos negativos. Sendo uma maneira do paciente ficar livre do que lhe causa sofrimento. No processo terapêutico o paciente passa a entender que precisa se colocar como prioridade em sua vida. Dessa forma, consegue lidar com os acontecimentos de uma forma saudável. Como cada pessoa é diferente, a terapia é única. Nenhum processo terapêutico é igual ao outro.
A mudança de hábitos é essencial para aumentar a qualidade de vida. As nossas ações, posturas e perspectivas influenciam nossa saúde mental. É necessário reavaliar os seus costumes antigos para identificar se eles te fazendo bem.
A hipnose, por meio das suas técnicas de relaxamento, é uma ótima técnica para o autocuidado indicada também para transtornos de ansiedades, estresses e fobias. Na nossa cultura têm pessoas que consideram as festas com amigos como uma forma de relaxamento após uma semana desgastante. Mesmo que esses momentos de descontração ajudam a afastar a negatividade, eles não possuem o mesmo efeito de uma terapia e prática de exercícios físicos!