A importância da inteligência emocional no trabalho

A inteligência emocional no trabalho vem sendo bastante valorizado nas organizações. Ela pode impactar diretamente no comportamento dos colaboradores. Sendo interessante as empresas e os funcionários pensarem na inteligência emocional e buscarem desenvolvê-la no ambiente de trabalho. Entre algumas das vantagens obtidas temos   o aumento da produtividade na empresa, além de contribuir para o crescimento de cada profissional.

A inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com nossos próprios sentimentos. Ela também é a habilidade de compreender as emoções das outras pessoas. Um indivíduo que desenvolveu bem sua inteligência emocional é capaz de sentir, pensar e agir com consciência e inteligência, não deixando as emoções controlarem suas ações, o que pode evitar estresse, doenças psicossomáticas e traumas.

Para compreender primeiramente a inteligência emocional é necessário entender que somos movidos pelas emoções. Ela permite que os gestores conversem com os funcionários de forma que extraia deles seus pontos positivos e negativos. Sendo possível trabalhar com cada profissional com o objetivo de melhorar seu serviço e seu posicionamento.

No ambiente de trabalho, por exemplo, a pessoa que tem uma boa inteligência emocional é capaz de controlar suas emoções e lidar com elas de acordo com cada situação. Os colaboradores que têm um bom controle emocional são mais cautelosos, equilibrados e intuitivos. Isso facilita a tomada de decisões nas tarefas. Dessa forma a inteligência emocional ajuda as empresas a alcançarem seus objetivos com mais facilidade e eficácia.

A inteligência emocional pode trazer benefícios a automotivação do colaborador. Um profissional que possui ela bem desenvolvida, é menos dominado pelo sentimento de estresse e ansiedade. Isso é necessário para um negócio, já que, muitas vezes, é preciso lidar com pressões do dia a dia, conflitos e desafios no ambiente de trabalho.

A inteligência emocional no trabalho cria empatia pelos colegas de profissão, integra a equipe e fortalece o networking. É muito importante que o setor de Recursos Humanos invista em treinamentos para desenvolver a inteligência emocional. Assim, é possível obter uma equipe mais empática e recíproca. E, assim a empresa garante um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e capaz de atingir suas metas e objetivos.

A inteligência emocional é a grande responsável pelo sucesso dos indivíduos. Isso porque, trabalhar dentro de uma organização exige habilidades de relacionamento e compressão humana em diversas ocasiões. Diante de situações de conflito, por exemplo, é fundamental ter a inteligência emocional bem desenvolvida, pois qualquer falta de empatia ou ofensas pode prejudicar a solução de problemas no trabalho trazendo muitos prejuízos para a equipe e para o clima organizacional.

A inteligência emocional não é apenas importante para promover a gestão de conflitos. Ela é uma das habilidades comportamentais que traz muitos benefícios para as atividades dos profissionais e os resultados da empresa. Isso significa que ela também pode impactar na produtividade e satisfação dos colaboradores.

Contudo, é interessante que a gestão de pessoas de uma organização se preocupe com a inteligência emocional dos funcionários. Dar valor à inteligência emocional no trabalho é um ponto essencial para as empresas se destacarem no mercado.