As competências sociais e interculturais são essenciais para uma boa convivência e para o desenvolvimento de relações de trabalho saudáveis.
A criatividade está relacionada a capacidade de renovação, de construir alternativas viáveis, inovadoras e diferenciadas para os desafios. A criatividade é muito positiva para a convivência, pois engloba repertórios diversificados para o diálogo e permite formar uma maior diversidade de estratégias para lidar com pessoas diferentes. Através dela, o colaborador tem mais talento para auxiliar clientes e para interagir com os colegas.
A comunicação é a habilidade de transmitir e trocar informação de forma adequada e eficiente. Ela facilita as relações sociais e possibilita que um melhor entendimento das ideias. Para líderes, ela é fundamental para o intercâmbio de conhecimentos, instruções, orientações, feedbacks e referências. Isso contribui para que os profissionais entendam as demandas e possam providenciar o que é preciso.
Saber trabalhar em equipe de forma cooperativa é muito importante. Profissionais e líderes com essa habilidade têm mais facilidades nas relações interpessoais, evitam rivalidades e constroem formas para lidar melhor com os colegas.
O mercado de trabalho se caracteriza por um elevado dinamismo. A constante mutação das situações no trabalho exige de colaboradores o desenvolvimento de uma maior capacidade adaptativa sendo necessário ser flexível.
A iniciativa e a autonomia contribuem para que o profissional assuma as rédeas de sua carreira. Dessa forma se reconhece como o responsável pelo próprio desenvolvimento e pelas atitudes que toma no trabalho. Isso engloba reconhecer as falhas, construir um aprendizado a partir delas e empreender esforços para corrigi-las.
Empatia, gentileza e generosidade são também muito importantes. Elas contribuem para a manutenção de um bom clima organizacional.
Uma postura responsável no trabalho é importante para que os profissionais tenham compromisso com seus deveres.
Entre os benefícios da empresa ao contratar profissionais com habilidades socioemocionais bem desenvolvidas podemos destacar que eles têm ótima capacidade para mostrar empatia com outras pessoas em qualquer ocasião; investem em sua carreira e atraem outros profissionais que desejam assumir essa mesma postura, por isso são ótimos líderes; são muito curiosas e querem aprender mais sobre o que acontece com as pessoas e o ambiente ao seu redor. Por isso, investem mais tempo em conhecer colaboradores e clientes, mesmo que isso não seja uma obrigação deles. E, são curiosos sobre si mesmos, buscando constantemente novas formas de se conhecer. Sabem que para entender o outro precisam entender a si mesmos.