O que é a megalomania?

Megalomania é um estado patológico da mente, o qual se caracteriza por delirantes fantasias de poder, a relevância, ou onipotência.

É considerado transtorno psicológico no qual o doente tem ilusões de grandeza, poder e superioridade. Pode também ser uma característica ou sintoma do transtorno afetivo bipolar. Ocorre também obsessão em realizar feitos e atos grandiosos.

Megalomania é tido por um senso de autoestima e superestimação de pessoas com seus poderes e crenças.

Considerado um rígido padrão de comportamento, que busca sempre a autogratificação, é caracterizado por um senso grandioso de auto importância, uma insaciável necessidade de atenção e uma falta crônica de empatia.

As pessoas que sofrem dessa enfermidade são muito carentes e necessitam da atenção dos outros, portanto, agem diariamente pedindo atenção e/ou bajulação.

Entre comportamentos típicos dessas pessoas temos:

  • Usam somente objetos de marca;
  • Gostam de joias, anéis, cordões, pulseiras, bolsas, etc;
  • Andam sempre maquiadas e bem penteadas;
  • Gastam muito tempo olhando para roupa, maquiagem, sapatos e acessórios;
  • São fascinados pelo novo, por modelos, modas e personagens populares;
  • Buscam amigos dos chamados “alto escalão” ou “alta sociedade”;
  • Ostentam poder e autoridade;
  • Estão sempre pronunciando nomes de pessoas tidas como importantes;
  • Usam vocabulário difícil, mesmo não tendo um conhecimento profundo das coisas;
  • Estão sempre em busca de pessoas importantes para manter contato;
  • Suas colocações são sempre de grande porte;
  • Buscam sempre as novidades, com objetivo de chamar atenção;
  • Em suas coisas pessoais sempre atribui nomes grandiosos;
  • Acabam por serem pessoas muito egoístas colocando-se no centro de seu mundo, sem se preocuparem com os outros.

Dependendo do grau de megalomania que a pessoa desenvolva ela também pode ter:

  • Egomania, que é uma preocupação obsessiva com a própria auto e se aplica a alguém que segue seus próprios impulsos sem governo, além de ser possuído por delírios de grandeza pessoal e sente uma falta de valorização;
  • Elitismo, que é a crença ou atitude que alguns indivíduos, que formam uma elite – um grupo seleto de pessoas com intelecto, a riqueza, a formação especializada ou experiência, ou outros atributos distintivos – são aqueles cujos pontos de vista sobre um assunto devem ser tomadas o mais sério ou carregam o maior peso, cujas opiniões e/ou ações são mais suscetíveis de ser construtiva para a sociedade como um todo, ou cuja extraordinária competência, habilidade ou sabedoria o torna especialmente digno de governar;
  • Hubris também hybris, quer dizer extremo orgulho ou arrogância. Hubris, muitas vezes, indica uma perda de contato com a realidade e uma superestimativa de sua própria competência ou capacidade, especialmente quando a pessoa exibindo ele está em uma posição de poder.

A megalomania é um comportamento mental que pode ser usado por qualquer pessoa como uma maneira de lidar com a angústia ligada à frustração, abandono, perda ou desaparecimento do objeto em todos os dias vida.

No mundo social, a megalomania pode ser uma característica do poder dos bêbados ou controle dos ditadores, alguns executivos, alguns políticos, alguns generais de exército, policiais, autoridades civis, religiosas e pessoas comuns.

Ou melhor, a doença do “grande” ego é mais comum do que pensamos e nossa sociedade favorece em muito o surgimento da megalomania.

Alexandre, o Grande, é um exemplo clássico de alguém que muito cedo começou a exibir sinais de megalomania e paranoia. Suas realizações extraordinárias, juntamente com o seu próprio sentimento inefável de destino e a bajulação dos seus companheiros, podem ter combinado para produzir este efeito.

A origem da megalomania se encontra na idade infantil. Pessoas que tem megalomania ainda persistem em o que chamamos de ego infantil, tendo assim uma ansiedade resultante da separação do objeto. A megalomania é o estabelecimento do complexo de superioridade na personalidade de alguém.

O complexo de superioridade é um mecanismo de defesa psicológica em que os sentimentos de uma pessoa com superioridade contrariam ou escondem seus sentimentos ou seu complexo de inferioridade.

O tratamento indicado é por meio de psicoterapia e acompanhamento psiquiátrico, mas é sempre difícil tratar uma pessoa que tem megalomania. Infelizmente, uma pessoa com megalomania quase nunca está interessada em auto reflexão ou mudança pessoal. Em casos mais graves (quando existe mania com alucinações) o tratamento mais conveniente é o psiquiátrico.