Agosto Lilás vs. Empoderamento Feminino

O Agosto Lilás destaca a importância do respeito, da igualdade e do empoderamento feminino. O Agosto Lilás não é somente uma simples campanha, é um grito coletivo pela erradicação da violência contra a mulher. Ele foi inspirado no dia 07 de agosto de 2006, quando foi sancionada a Lei Maria da Penha, um marco legal na proteção dos direitos femininos no Brasil. A partir daí o mês de agosto se tornou um período de reflexão, ação e sensibilização.

A violência contra a mulher não é apenas física, mas também psicológica, patrimonial, sexual e moral. Sendo manifestada de várias maneiras, muitas vezes escondida. O Agosto Lilás busca trazer à tona essa discussão, incentivando as mulheres a denunciarem qualquer forma de abuso e a buscarem ajuda.

Violência contra a mulher dever ser denunciada. É crime. Quem ama não bate, não ofende e nem maltrata. Amor não dói. Amor faz bem. Ciúmes nem sempre é amor. Se ele te obriga a fazer o que não quer é violência sim! E, enquanto você vai permitindo as coisas vão acontecendo e pode inclusive estar correndo risco de vida.

O empoderamento feminino é ferramenta fundamental para ajudar a romper os ciclos de violência doméstica.  As mulheres precisam ser empoderadas para entender quais são seus direitos. Quanto mais falar sobre o assunto, mais as mulheres entenderão quais são seus direitos.

As mulheres precisam aprender a se amar, saber o que quer, fazer o que gosta, identificar suas potencialidades e estabelecer seus limites

O surgimento da palavra “empoderamento”, teve origem da palavra em inglês empowerment, onde o núcleo power, significa “Poder”.

No Brasil, a partir dessa ótica, em meados de 2011, o educador e filósofo Paulo Freire, considerado um dos pensadores mais notáveis da história da pedagogia mundial, se apropriou do conceito trazido do inglês e o adaptou para o português, com o nascimento da palavra EMPODERAMENTO.

Paulo Freire, com todo seu conhecimento e sabedoria, enfatizou o poder da essência que a palavra possuí aos movimentos que estavam surgindo, com intuito de conquista da liberdade e para estimular a superação das pessoas que têm estado subordinadas a dependência de outrem. Dessa forma sua finalidade é a capacidade de conferir às mulheres o poder, a potência, o direito e a determinação de decidir suas próprias vidas, seu próprio destino, através da conquista de seu espaço frente a sociedade de mente machista, sejam homens ou até as próprias mulheres.

Quando falamos em empoderamento feminino consiste em conceder a antecipação social das mulheres em diversos setores, para que as mulheres se posicionem em todos os campos: o trabalho, a política, o econômico e muitos outros. A classe feminina ainda necessita ser fortalecida e conquistar seu espaço de liderança, nas situações em que seu comando é desprezado ou negado pelos homens.

Embaixo de cada face de mulher existe uma beleza escondida que só o amor-próprio e a autoestima são capazes de revelar. Empodere-se!

A mulher empoderada é a mulher realizada! E uma mulher se realiza quando segue o seu coração! O empoderamento feminino pode trazer um exemplo para as próximas gerações de mulheres de que o lugar da mulher pode ser onde ela quiser.

Desperte a poderosa que existe dentro de você: o empoderamento feminino é o caminho para conquistar sua própria versão de sucesso e felicidade.

MULHERES SÃO O QUE ELAS QUISEREM SER!!!