Em ação inédita, estátua do Jeromão “veste” camisão da marca de moda circular ReUs, patrocinadora do Barretão 2024

A ReUs, marca de brechó do Grupo EcoPower, pretende surpreender na prévia do maior rodeio da América Latina. Ela se oficializará como uma rede de franquias durante a Festa do Peão de Barretos e fará mais uma ação promocional, considerada por muitos um desafio impossível e inédito.

Trata-se de uma iniciativa poucas vezes vista no Brasil e no mundo em proporção, que pretende vestir a estátua do peão Jeromão, de quase 30 metros de altura e 40 toneladas com uma camisa gigante com 8,5m de comprimento e 11m de largura, nas cores da ReUs, com o lema ‘Barretos veste ReUs’. No cenário mundial, existiram camisas gigantes que já foram produzidas, inclusive uma no Brasil, em Santa Catarina, mas que não foram utilizadas para ‘vestir’ um monumento neste contexto.

A ação será realizada no sábado, 10 de agosto, a partir das 10 horas, com o processo de vestimenta da estátua, com uma equipe especializada e o “camisão” produzido especialmente para a ocasião. No mesmo dia, às 16 horas, será realizado um desfile em frente à estátua já vestida, com personagens e influenciadores para divulgar o momento. O monumento ficará vestido até o dia 14 (quarta-feira).

Além desta, a ReUs também ficou conhecida por realizar um desfile de moda nunca visto antes, dentro de uma arena de rodeio, durante o Rio Preto Country Bulls, em julho, quando uma ação ‘flash mob’ com personagens foi realizada.

Moda Circular

A moda circular, também conhecida como brechó, se apresenta como um modelo inovador e promissor para o futuro da indústria da moda, buscando reduzir os impactos ambientais e sociais do setor. Logo, o modelo atua na contramão da moda tradicional, que incentiva o fast fashion e o consumo exacerbado de roupas e acessórios.

“Na moda circular buscamos trabalhar com a reutilização de peças que não estão sendo mais usadas pelo seu antigo dono, mas que ainda farão parte da história de outras pessoas. Estamos comprometidos com a responsabilidade socioambiental, pois contribuímos com a redução das emissões de poluentes ao meio ambiente e ainda damos a oportunidade para que outras pessoas possam ter peças exclusivas e de qualidade, pagando um preço mais justo e acessível”, comenta Náchila Oliveira, sócia-fundadora do Grupo EcoPower.

Dados da thredUP, em parceria com a GlobalData, revelam que o mercado de roupas de segunda mão já cresce mais do que o do varejo em geral. A previsão é que o setor atinja US$64 bilhões (equivalente a R$317 bilhões) de faturamento em cinco anos e que, até 2029, ultrapasse o de fast fashion. As vendas de e-commerce em nível global devem chegar aos US$58,74 trilhões em 2028.

No Brasil, a expectativa é de um crescimento da ordem de 15% ao ano até 2030, quando pode ultrapassar o valor de mercado das marcas de fast fashion, aponta o estudo da BCG Economics. Além disso, um estudo sobre Moda Sustentável do Boston Consulting Group (BSG) em parceria com a Enjoei, mostra que quem costuma comprar de segunda mão tem 12% do guarda-roupa ocupado por peças que já tiveram outro dono. E o mais promissor é que há intenção de aumentar esse percentual, alcançando 20% já em 2025, o que representa um mercado potencial de R$24 bilhões.

Outras pesquisas apontam que o comprador de fast fashion usa a roupa entre cinco e sete vezes. Em alguns casos, looks completos são adquiridos para serem vestidos em um evento específico, como em festivais de música.

O Grupo EcoPower já atua com foco na sustentabilidade e preservação do meio ambiente por meio de soluções para energia solar residencial, comercial e rural, além de mobilidade elétrica. A ampliação de atuação da marca reflete o compromisso e missão de inovar no setor, trazendo alternativas cada vez mais acessíveis à população.

Sobre a EcoPower:

Com 11 anos de experiência, a rede de franquias de energia solar EcoPower teve início em uma estrutura familiar na cidade de Barretos (SP), em 2013. Atentos ao desenvolvimento e evolução das tecnologias de geração de energia elétrica no Brasil, os fundadores Anderson Oliveira e Náchila Oliveira – casados desde a adolescência – apostaram no segmento de energia solar e na instalação de painéis fotovoltaicos. Após um começo modesto, as técnicas de instalação de sistemas fotovoltaicos do casal foram ganhando reconhecimento, principalmente no interior paulista e em Goiás. Hoje, a empresa possui mais de 350 franquias, atua em 26 estados brasileiros + DF, e tem mais de 50 mil instalações feitas em residências, indústrias, empresas e áreas rurais. A missão da EcoPower é oferecer soluções na área de energia solar, com tecnologia de ponta e projetos personalizados para a necessidade de cada cliente.