Uma noite memorável em que dez mulheres de diversos setores da sociedade barretense receberam o Troféu Mulher Negra, uma iniciativa da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB Barretos, em parceria com o COMIR – Conselho Municipal de Igualdade Racial e o North Shopping Barretos.
O evento aconteceu na quinta-feira, 25 de julho, para celebrar o “Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha”, na Praça de Alimentação do centro de compras.
“A primeira edição foi em 2017, e estou muito honrada de ver tantas mulheres negras serem homenageadas. Esse foi um sonho que se tornou realidade. Nas edições anteriores, cada uma delas deixou registrada a sua participação, a sua marca, como profissional e também como mulher negra”, ressaltou a dra. Luciana Pena, advogada e idealizadora do evento Troféu Mulher Negra.
A prefeita de Barretos, Paula Lemos, esteve presente na cerimônia e destacou a importância das mulheres que estavam presentes prestigiando as dez homenageadas.
“Passou um filme na minha cabeça quando eu ainda era vereadora. Desde que a dra. Luciana Pena me contou sobre o projeto de valorização das mulheres e da representatividade da negritude na cidade, apoiei e estive presente em todas as edições. Este prêmio tem um significado muito grande”, afirmou a prefeita.
Na categoria mulher trans e de religião de matriz africana, Dandara Hilário foi uma das homenageadas com o Troféu Mulher Negra.
“Receber esse troféu significa resistência. Apenas estar aqui ocupando esse maravilhoso espaço já é motivo de muita alegria e um incentivo para outras mulheres trans, mostrando que um dia elas também poderão estar aqui”, contou Dandara, que atua como babá profissional.
A advogada Cristiane Alves Palmeiras, que recebeu o troféu na categoria Direito OAB, relatou que ficou surpresa ao saber que seria uma das homenageadas.
“É emocionante receber essa homenagem e ver que a sociedade está de olho no nosso trabalho, especialmente na questão da discriminação racial, que atuamos na OAB. A data é um marco para as mulheres negras, e todas elas devem sentir-se representadas”, finalizou a dra. Cristiane.
Todas as mulheres que receberam o ‘Troféu Mulher Negra 2024’ foram selecionadas via votação popular nas redes sociais.