Os alunos das engenharias de Produção, Civil, Elétrica, Mecânica e Química do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) participaram da FEIMEC (Feira Internacional de Máquinas e Ferramentas), um dos principais eventos industriais da América Latina voltado para toda a cadeia de produção industrial, que recebe desde estudantes e pequenos produtores a grandes empresas e big techs. A feira apresenta as principais soluções, tendências e tecnologias de ponta para o setor industrial e acontece a cada dois anos em São Paulo (Capital). Nesta edição, a FEIMEC foi realizada no Centro de Eventos São Paulo Expo Exhibition Convention Center – São Paulo Expo entre os dias 7 e 11 de maio.
De acordo com o coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica, Química e de Produção do UNIFEB, Profº Me Gabriel Inácio Pontin, que acompanhou os alunos na viagem, entre as principais novidades apresentadas na FEIMEC estão as soluções inteligentes de automação e robótica visando otimizar processos, reduzir custos e aumentar a produtividade. “Pudemos conhecer robôs colaborativos para auxiliar o ambiente de trabalho industrial; integração de tecnologias digitais, Internet das coisas (IoT) e análises de dados relacionada a questões de sustentabilidade visando fábricas mais eficientes e sustentáveis; aplicações inovadoras de inteligência artificial (IA) na indústria, principalmente nas áreas de manutenção e otimização de processos; demonstrações de algoritmo de aprendizagem de máquinas (machine learning) com foco na melhoria da eficiência e qualidade de produção; apresentação de materiais avançados com ligas metálicas mais leves e resistentes; além de equipamentos de fabricação aditiva (impressão 3D), com enfoque em aplicações industriais e soluções de eficiência energética para reduzir o consumo de energia nas operações industriais através de tecnologias que aproveitam fontes renováveis no sistema”, explicou.
Em relação à experiência dos alunos participarem desse importante evento do segmento, Pontin lembra que além de estarem em contato direto com as atualizações tecnológicas mais recentes do setor industrial, é possível fortalecer o networking com empresas e buscar contatos profissionais. “Os estudantes também puderam compreender a aplicação multidisciplinar das engenharias, principalmente na construção de novas tecnologias e se inspirar para uma futura carreira ou projeto”, disse.
Para o aluno do 7º termo de Engenharia Mecânica do UNIFEB, Bruno Britto Guimarães, essas iniciativas do Centro Universitário em apoiar vivências como a FEIMEC são extremamente importantes para o desenvolvimento profissional. “Foi possível aliar o conteúdo visto em aula com a prática entendendo os diversos processos existentes, não só dentro da Engenharia Mecânica, mas dos outros cursos também. Portanto, gostaria de parabenizar a equipe pela iniciativa e, se possível, organizar mais participações em outros eventos da área”, destacou.
Guimarães afirma que para ele o que mais chamou atenção no evento foi o sistema de gestão da manutenção da TRACTIAN, que está mais presente na área que já atua. “Nesse software é possível ter um acompanhamento em tempo real dos equipamentos e prevenir falhas críticas, gerando, assim, uma economia de custo. Portanto, totalmente aplicável e criando um networking para futuras aplicações nas empresas que eu estiver presente”, disse
SOBRE A FEIMEC
A Feira Internacional de Máquinas e Ferramentas recebeu mais de 65 mil visitantes, líderes e empreendedores ávidos por novas máquinas e parcerias estratégicas. Neste centro do avanço tecnológico industrial, mais de 1.100 marcas, nacionais e internacionais, em um espaço de mais de 80.000m², puderam apresentar os lançamentos de produtos que moldarão os rumos da indústria.
Fonte: https://www.feimec.com.br/