Egressos da 1ª turma de Engenharia de Produção do UNIFEB se reúnem para comemorar 10 anos de formatura

No último dia 23 de março aconteceu a confraternização de 10 anos de formatura da 1ª turma de Engenharia de Produção (2009-2013) do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) cuja colação ocorreu em janeiro de 2014. O encontro reuniu 24 egressos num dia de muita alegria e recordação dos bons tempos universitários.

Quem idealizou a confraternização foi o engenheiro de produção, Raphael Eduardo Leal Leite, também egresso da turma, que hoje integra o Conselho Curador da FEB (Fundação Educacional de Barretos) representando a Câmara Municipal, onde é servidor público de carreira. “Em 2015 fizemos um primeiro encontro e o plano era dar continuidade, mas depois não conseguimos mais reunir toda a turma. Muitos estavam morando fora, inclusive em outro país. No entanto, mantivemos ativo nosso grupo do WhatsApp. Em janeiro participei de uma formatura no UNIFEB representando o Conselheiro Curador, quase que na mesma data em que foi nossa formatura há 10 anos, então compartilhei as boas memórias e as voltas que a vida dá com o pessoal do grupo. Desde então começamos a verificar uma oportunidade de quem é de fora estar em Barretos para fecharmos uma data para a comemoração”, explicou.

De acordo com Raphael, a confraternização foi um momento emocionante e de muita alegria. “Aquelas amizades que muitas vezes ficam ‘abafadas’ pela distância e correria do dia ressurgem com os mesmos sentimentos. Parece que todo esse tempo não passou, a amizade continua a mesma. Acho que só um dia para nosso reencontro foi pouco, não deu para atualizar a vida de cada um”, lembrou.

Mesmo atuando exclusivamente no serviço público, Raphael destaca a importância de sua graduação em Engenharia de Produção. “A formação ajudou muito a me desenvolver como pessoa, além de todo o conhecimento, raciocínio lógico, capacidade de buscar soluções, resolver problemas e aprimoramento das relações interpessoais”, destacou.

Para Raphael, o UNIFEB sempre foi referência, principalmente pela tradição das engenharias. “Quando entrei para a faculdade já era um tanto maduro, por volta dos 24 anos, tinha conseguido bolsa 100% ProUni, até tive outras opções de curso fora da cidade, mas a Engenharia de Produção era o que eu idealizava e, durante o curso, vi que fiz a escolha mais certa. Sinto-me realizado por ter concluído o curso no UNIFEB”, enfatizou.

O reencontro ainda contou com a presença do atual coordenador do curso de Engenharia de Produção do UNIFEB, Profº Me Gabriel Inácio Pontin. “Foi uma honra estar presente na confraternização da primeira turma do curso de Engenharia de Produção e, por isso, agradeço o convite do engenheiro e conselheiro da FEB, Raphael Eduardo Leal Leite, para representar o curso na ocasião. É gratificante ver como nossos ex-alunos estão inseridos no mercado de trabalho em cargos de gerências, liderança e atuando até mesmo fora do país nas mais diversas áreas que a Engenharia de Produção proporciona. Ouvir os relatos de como o curso auxiliou em suas jornadas profissionais nos apresenta a importância e relevância que esta graduação tem para nossa comunidade”, ressaltou.

Pontin explica que hoje o curso de Engenharia de Produção do UNIFEB está com uma nova matriz curricular voltada no desenvolvimento do aluno para o mercado de trabalho através de práticas e projetos com enfoque na profissão. “Além de um corpo docente qualificado, a graduação conta com uma infraestrutura ideal para o aprimoramento das habilidades e competências dos estudantes, inclusive possibilitando o contato direto com empresas do setor, permitindo ao aluno, desde os primeiros anos do curso, a possibilidade de estagiar ou até mesmo conquistar um emprego voltado para área”, finalizou.