A Casa da Mulher de Barretos, em parceria com o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) e o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (COMDIM), realizou na noite desta quinta-feira, dia 14, a “Roda das Mulheres Sábias”, um debate sobre a importância do papel da mulher na sociedade. O evento contou com a presença de convidadas que desenvolvem um papel relevante na sociedade, e compartilharam suas histórias e projetos, ressaltando a força feminina.
Na manhã do mesmo dia, foi promovido uma discussão sobre a importância da independência financeira para a mulher vítima de violência, com a escrivã Taciana Nunes da Delegacia da Mulher (DDM). A professora Elsa Fonseca apresentou estudos sobre esse tema, e a educação na vida da mulher.
Para Marta Maria Machado, uma das participantes do debate, as rodas de conversa na Casa da Mulher são muito importantes para toda a comunidade. “Eu sempre participo dos eventos aqui. É um local de acolhimento, a gente se sente abraçada, ouvida e compartilhamos experiências umas com as outras. Acho que toda mulher precisa participar”, disse.
Ana Paula Febatis, coordenadora da Casa da Mulher de Barretos, destacou a potência dos assuntos abordados nos debates para todas as mulheres. “Ser mulher é muito difícil. Passamos por muitas vulnerabilidades, violências e desamparo. Falar dessas dores alivia, e muitas se emocionaram com os relatos e mostraram dispostas a acolher mais ainda as mulheres que sofrem com a violência, seja ela doméstica, moral, patrimonial, psicológica ou material. Aqui nós nos juntamos parar curar as dores”, disse.
A programação, iniciada em fevereiro, se estendeu durante o mês de março na Casa da Mulher, que fica localizada na Avenida 63, n. 320, no bairro Derby Club, Confira as próximas datas:
26/03- 9h00 – Reunião ordinária presencial do COMDIM
27/03 – Cine Debate às 14h30 (filme a definir)