Presidente da OAB Barretos comenta importância da Casa da Mulher em Barretos

A Casa da Mulher Paulista é um espaço para acolhimento, proteção, capacitação, e orientação às mulheres vítimas de violência, desde a inserção ao mercado de trabalho, suporte jurídico e psicológico para o bem-estar, confiança e autonomia.

Em Barretos, a inauguração da Casa da Mulher Paulista “Janaina Banqueta Dias Rondini” aconteceu no início de dezembro, dia 6, e contou com a presença da secretária de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes, que lançou na cidade o protocolo “Não se Cale”, voltato ao acolhimento em estabelecimentos comerciais.

A presidente da 7ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Barretos, dra. Arany L’Apiccirella e a vice-presidente dra. Priscila Sanches Salviano de Oliveira marcaram presença na inauguração do equipamento que é fruto de um movimento na cidade em prol das mulheres.

Dra. Arany destacou que “a Casa da Mulher Paulista é importante dentro do contexto de dar um amparo amplo e completo para a mulher vítima de violência. É comum em nossa rotina constatar que uma mulher que é vítima de violência comparece à Delegacia da Mulher para realizar uma denúncia contra seu parceiro e depois tem eu voltar a um lar violento, para a companhia de um companheiro violento. A Casa traz um amparo do Estado no que se refere à ressocialização, às atividades, aquilo que a mulher tem que fazer para, inclusive, se recolocar no mercado de trabalho, e isso vem para somar outras medidas que são necessárias, como a colocação, seja num lar temporário, seja no benefício do aluguel social para que a mulher vítima de violência possa ter um lar, uma residência própria, de paz”, ressalta a presidente.

A OAB Barretos é um dos órgãos parceiros da Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher de São Paulo, juntamente com a Prefeitura da Estância Turística de Barretos, responsáveis pela implantação e vinda da Casa da Mulher Paulista “Janaina Banqueta Dias Rondini”, ao município. O atendimento jurídico na Casa fica sob responsabilidade da OAB, seguindo um acordo do Governo do Estado de São Paulo com a OAB São Paulo.

“É um atendimento jurídico de modo integral e humanizado às mulheres vítimas de violência, além de fortalecer a integração do serviço com toda a rede estadual de enfrentamento à violência. Barretos é uma das 50 cidades no estado de São Paulo que recebem esse convênio”, conta dra. Arany.

“A união destes órgãos com a Prefeitura contribui para a política de fortalecimento e enfrentamento à violência contra a mulher, oferecendo acolhimento com suporte de advogados e psicólogos”, explicou a Dra. Arany L’Apiccirella.

Legenda Fotos: A presidente da OAB Barretos dra. Arany L’Apiccirella, a vice-presidente dra. Priscila Sanches Salviano de Oliveira e a prefeita Paula Lemos, de Barretos, presentes na inauguração da Casa.