Será que todos deveríamos conseguir ficar só?
Quando falo na incapacidade de ficar só, me refiro às pessoas que mal interrompem um relacionamento já pulam para outro ou ficam muito ansiosas caso não consigam engatar outro relacionamento em curto prazo de tempo.
Em alguns casos, pular de um relacionamento para outro pode ser sinal de ansiedade, talvez dificuldade em aproveitar as experiências nos rompimentos para amadurecer e desfrutar melhor o próximo relacionamento. Isso engloba também a carência afetiva.
Nossa cultura acaba por cobrar mais das mulheres do que dos homens, que se casem e tenham família. Não sei se este seria o único fator envolvido, mas noto que as mulheres demonstram tendência a sofrerem mais quando estão sós, sem um relacionamento.
A mulher acaba por expressar mais seu sofrimento em estar sozinha. Talvez, o homem também se sinta tão mal quanto a mulher, mas possa ter dificuldade em encontrar acolhimento ao expressar que prefere estar em um relacionamento do que sozinho.
Tanto homem como mulher que sentem dificuldades em ficar só poderiam ter algo a ganhar identificando quais são as fragilidades pessoais envolvidas e tentando superar. A vida nos oferece muito do que desejamos, mas algumas vezes nosso destino não depende totalmente de nós, principalmente quando falamos de relacionamento, pois nossa vontade deve estar em sintonia com a vontade do outro para haver interação e, justamente por isso, pode ser interessante desenvolver resistência à frustração, neste caso a frustração em não estar em um relacionamento.
O acompanhamento psicológico é muito importante a fim de repensar nossos comportamentos e modificar nossas atitudes. A psicoterapia é uma opção para a mulher ou homem, que deseja superar a incapacidade em ficar só auxiliando na identificação da origem desse problema e verificando a possibilidade de haver algum evento que possa ter fragilizado neste sentido ou de encontrar formas de identificar qualidades nos momentos nos quais está só.
Um novo amor pode ser sempre algo que traga muita motivação. É importante sempre refletir se a busca de um novo amor para esquecer o antigo não estaria sendo uma forma de usar outra pessoa para cessar o sofrimento. Seria este um motivo valido para colocarmos alguém em nossa vida? Não seria mais honesto iniciar um relacionamento por ser algo bom para as atuais pessoas envolvidas neste relacionamento? Iniciar novo relacionamento para esquecer o antigo não seria uma forma de incluir um terceiro participante neste relacionamento? Reflita!