A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia que o peruano Fernando Ortiz de Villate é o novo maestro da Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos (OSMB). Villate é o primeiro estrangeiro a assumir o comando da orquestra ao longo da história da OSMB. Ele inicia seu trabalho a partir desta sexta-feira, 02 de junho, durante os ensaios de preparação para o próximo Concerto Didático e Concerto Internacional, marcados para dias 16 e 30 deste mês, respectivamente.
Para o secretário de Cultura, Rogério Teodósio, a vinda de Fernando Ortiz de Villate representa um marco para a Orquestra Sinfônica Municipal. “Pela primeira vez em mais de 25 anos temos um maestro titular estrangeiro à frente da nossa Orquestra. A OSMB alcançou um nível de aceitação da população pela sua qualidade técnica, nunca antes visto. Para fundamentar a universalização desse bem cultural, teremos este importante intercâmbio. Como Estância Turística, um maestro de outro país poderá agregar muito nesta troca de experiências, produções inéditas, fomentando ainda mais o interesse dos munícipes e turistas”, disse.
Natural de Lima, capital do Peru, e atualmente radicado em São Paulo/SP, o maestro tem formação em Regência Orquestral. Teve como professores os maestros Roberto Tibiriçá, Isaac Karabtchevsky, Osvaldo Ferreira (Portugal), Abel Rocha, Eduard Brown (Julliard School), Wilfried Mitterer (Alemanha), entre outros.
Atualmente é professor de Teoria Musical, Análise Musical e Regência Orquestral em diversos Festivais de Música no Brasil e América Latina. É diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu e já atuou como regente convidado na Orquestra Sinfônica da UNICAMP, Orquestra Sinfônica de Sorocaba, Orquestra Sinfônica de Americana, entre outras. Participa como regente e pianista convidado no Festival de Inverno Campos do Jordão e concertos na Sala São Paulo.