O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira, dia 8 de março, teve grande destaque no UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) e foi celebrado com várias atividades organizadas pelo NAC (Núcleo de Apoio Cultural). A data é um marco na luta das mulheres pela afirmação de sua dignidade e contra todas as formas de violência e discriminação.
Durante o intervalo das aulas, no Espaço da Pedra, aconteceu uma apresentação musical com o Duo Músicas do Mundo, composto por Diogo Silva, violinista e diretor da Orquestra Sinfônica de Barretos; e Fernando Faria, pianista e diretor do CEMART (Centro Municipal de Artes) de Barretos. Eles já realizaram inúmeras apresentações nos últimos anos e tem no repertório clássicos da música popular, erudita e infantil.
Entre o intervalo das apresentações musicais foram declamadas poesias em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A poetisa barretense Cacilda de Souza, representante da ABC (Academia Barretense de Cultura), declamou um poema de Clarice Lispector, que emocionou a todos. A aluna Isabela Mitsuko Brito Kazihara, do curso de Engenharia Mecânica, também recitou um poema.
Em sala de aula, os professores leram uma homenagem do UNIFEB às alunas, que também receberam chocolates de presente. Já as professoras e funcionárias do Centro Universitário foram presenteadas com chocolates e uma mensagem especial.
Para o coordenador do NAC, Prof. Dr. Antônio Gandini Júnior, todas as atividades do UNIFEB em homenagem ao Dia Internacional da Mulher foram idealizadas a fim de enaltecer a importância irrestrita da participação da mulher na sociedade. “Elas são sinônimos de força, dedicação, coragem e, indubitavelmente, contribuem de forma essencial para um mundo melhor. As mulheres têm persistência, habilidades e capacidades natas, que são exemplos da inegável relevância delas em todos os segmentos”, destacou.