O psicopedagogo é o profissional que trabalha com as dificuldades relacionadas à aprendizagem. Devido á idade escolar, crianças são os pacientes mais comuns desse profissional. Muitos pais levam os seus filhos às consultas para trabalhar ou prevenir interferências prejudiciais no processo de aprendizagem.
Por causa das mudanças constantes no modo de ensinar, incluindo cada vez mais aplicativos e ferramentas tecnológicas, alunos podem ter dificuldade para assimilar o conteúdo. O estresse, os estímulos incansáveis das redes sociais e o excesso de cobrança, também acabam interferindo na absorção de informação.
O psicopedagogo é o profissional da psicopedagogia, área do conhecimento que une a psicologia e a pedagogia. O foco do trabalho é desvendar o processo de aprendizagem humana para corrigir déficits e dificuldades de reter informação.
O processo de aprendizagem é influenciado por fatores: ambientais, cognitivos, emocionais e afetivos. Quaisquer interferências podem prejudicar a forma das pessoas reterem o conhecimento. Ao notar sinais de interferência na aprendizagem já é possível buscar um psicopedagogo.
Embora os psicopedagogos trabalham mais com crianças e adolescentes, os adultos também podem precisar de avaliação psicopedagógica. Quando os problemas para aprender não são percebidos e/ou tratados na infância, eles costumam se estender para a adolescência e, consequentemente, a vida adulta.
O indivíduo pode acreditar que está inapto para os estudos ou para realizar determinadas atividades cotidianas. Normalmente, são adultos são inseguros, submissos e com baixa autoestima. A sua dificuldade para aprender pode ser corrigida ou minimizada com o atendimento psicopedagógico.
Já as crianças não conseguem identificar ou compreender com exatidão o objeto de seu descontentamento. Dessa forma não expressam como se sentem aos pais e/ou cuidadores através de palavras. Anormalidades em seu comportamento tendem a se refletir em seu desempenho escolar, hábitos incomuns e condutas atípicas. O psicopedagogo vai investigar o porquê das dificuldades da criança, bem como identificar o melhor método de aprendizagem para o seu perfil.
Crianças e adolescentes se frustram com a sua inabilidade de aprender e desempenhar satisfatoriamente na escola. Eles se comparam aos colegas, alimentando a própria frustração. Com o tempo, podem ficar deprimidos, ansiosos ou irritadiços e, questionam por que não conseguem.
A dificuldade de aprendizagem não impacta somente a capacidade de um indivíduo de aprender, absorver conhecimento, pensar logicamente e executar tarefas. Ela interfere em sua autopercepção e autoconfiança. Os fatores emocionais normalmente estão ligados aos cognitivos. Se o indivíduo se sente incapaz ou inferior aos outros, é provável que deixe de se esforçar e desenvolva condutas que reforçam essa crença, como preguiça ou procrastinação.
O acompanhamento psicopedagógico é mais efetivo quando realizado na infância.
Entre os sinais de dificuldade com o aprender são:
- dificuldade para pronunciar palavras;
- lentidão para adquirir vocabulário;
- desinteresse;
- dificuldade para seguir uma rotina e compreender instruções;
- hiperatividade;
- inversão de letras, sílabas ou palavras;
- caligrafia ilegível;
- lapsos de memória;
- dificuldade de entregar trabalhos na hora;
- falta de motivação para estudar ou ir à escola;
- confusão com o som das palavras ou sílabas;
- isolamento;
- leitura e escrita muito lenta para a idade;
- falta de organização e de concentração na sala de aula;
- comportamento agressivo com outras crianças; e
- distração.
A fim de melhorar a relação com os estudos, o acompanhamento psicopedagógica é o tratamento mais recomendado. Ela pode auxiliar o paciente a aprender com mais facilidade, bem como a tratar questões emocionais que pesam na hora de estudar.