Dia do Psicólogo: afinal quem é esse profissional?

Dia 27 de agosto é comemorado o Dia do Psicólogo. Nesse artigo abordo sobre essa profissão que escolhi para minha carreira profissional. Ser psicólogo é uma profissão maravilhosa. Lidamos todos os dias com emoções dos pacientes. Aprendemos com cada paciente através da sua história. É uma relação de troca, onde um aprende com o outro. Gratificante a sensação de ver seu paciente entrando no consultório de uma maneira e evoluindo ao longo da terapia. Em tempos de pandemia a importância do psicólogo vem se destacando. Onde todos precisam estar com as mentes equilibradas para lidar com a pandemia. As pessoas estão vendo que é preciso sim cuidar da mente para não adoecerem fisicamente!

O psicólogo é profissional responsável por estudar e analisar questões internas do indivíduo, que refletem em seu comportamento. Ele identifica traumas, medos e receios que podem acarretar em uma vida frustrada. O psicólogo é o profissional que ajuda a superar situações difíceis ou problemáticas. Busca entender os comportamentos e as funções mentais do ser humano. Atua no tratamento e prevenção de doenças mentais e melhorar sua qualidade de vida.

O psicólogo é indicado a todos que possuem insatisfação em qualquer âmbito, seja profissional, pessoal, amoroso ou financeiro. Adultos ou crianças que possuem emoções a flor da pele, doenças não diagnosticadas e problemas de relacionamento são tratados com a ajuda do profissional. Com o acompanhamento do profissional as pendências íntimas podem ser solucionadas, resultando em uma vida mais leve, plena e feliz.

Sou Psicóloga Cognitivo Comportamental (TCC), sendo ela uma abordagem da psicoterapia. A TCC entende a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos como aquilo que nos afeta, e não os acontecimentos em si. Assim é a forma como cada pessoa vê, sente e pensa com relação a uma situação que causa desconforto, dor, incômodo, tristeza ou qualquer outra sensação negativa.

Ela possui como objetivo principal a identificação de padrões de comportamento, pensamento, crenças e hábitos que estão na origem dos problemas, indicando, a partir disso, técnicas para alterar essas percepções de maneira positiva. Ela é utilizada tanto ao tratamento dos diferentes transtornos psicológicos e emocionais como ansiedade, depressão, transtornos psicossomáticos, transtornos alimentares, fobias, traumas, dependência química, luto, separações, perdas, estresse, dificuldades de aprendizagem, desenvolvimento pessoal e muitos outros.

Esse tipo de terapia modifica os sistemas de significados dos pacientes para alterar suas emoções e comportamentos. Durante as sessões o psicólogo vai identificando sentimentos, pensamentos e comportamentos de determinadas situações descritas pelo paciente. Diante disso, alguns padrões vão sendo identificados. Esses padrões irão determinar as crenças e percepções para cada experiência vivida. Quando ocorre padrões mal adaptativos ou disfuncionais de pensamentos o profissional auxilia o paciente a encontrar novas possibilidades de pensamentos alternativos e mais funcionais que possibilitem uma boa adaptação à sua realidade social. Sendo isso feito a partir da determinação de um foco e de metas para que, com o tempo, o paciente adquira sua autonomia e possa lidar com as questões por conta própria.