Muitas doenças físicas parecem não ter uma causa concreta. Algumas coisas com nosso corpo das quais não conseguimos encontrar uma causa plausíveL Muitas vezes as pessoas vão no médico, fazem exames e não encontram nada alterado. É estranho para muitos, aceitar que as doenças e as emoções podem estar ligadas de alguma maneira, e assim entender que uma doença possa ser causada por distúrbios emocionais. Padrões emocionais desequilibrados que influenciam/causam o aparecimento do adoecimento físico, mas que se são equilibrados novamente podem então atenuar ou até mesmo “extinguir” a doença em questão.
Tudo que afeta o corpo é provocado por algum agente físico ou biológico, isto significa dizer que, uma infecção, por exemplo, tem como principal causador um vírus ou bactéria, e assim as alterações metabólicas são consequência de alguma disfunção biológica. Isso todos nós entendemos, compreendemos e aceitamos. No entanto, o que a maioria de nós não sabe e muitas vezes não aceita é que, na estrutura psicoemocional é onde se encontram padrões emocionais que em função de algum conflito, apresenta uma baixa imunidade corporal e permitem então que a infecção se instale.
A tese central não é o que ocorre com a pessoa, mas sim o que essa mesma pessoa faz com os acontecimentos da sua vida. A forma como ela irá entender, decifrar e consequentemente interagir com as situações desagradáveis, principalmente, que ela venha a vivenciar.
Grande parte das pessoas prefere um remédio que atue no corpo e elimine as doenças, sem considerar que a causa pode ter um fundo emocional, como um acontecimento desagradável, ou um trauma por exemplo. Muitas pessoas dizerem que preferem buscar um psiquiatra ao invés do psicólogo, porque o psiquiatra vai lhe receitar um medicamento e o psicólogo não.
A forma como nos sentimentos e interiorizamos os acontecimentos influenciam significativamente no processo de adoecimento ou não. Por exemplo, o câncer está intimamente relacionado com as emoções. Estudos mostram que sentimentos de rancor e/ou mágoas afetam drasticamente as células corporais. A psoríase é uma alergia causada pela forte presença de estresse, nervosismo, e ansiedade. Quando buscamos as causas dentro da medicina, encontramos muitos estudos que revelam que a própria medicina não conhece as causas físicas da doença. O que nos faz pensar nas causas emocionais.
Até mesmo a gripe ou resfriado tem influência emocional. A rinite reflete a raiva e irritação com algo ou alguém ou desejo de ser alguém exemplar. Alergias, gastrite, sinusite, bronquite, doenças de pele, entre muitas outras. Além é claro, da síndrome do pânico, fobia social, transtorno de ansiedade, depressão, transtorno bipolar, enfim.
Dessa forma, não podemos desconsiderar a presença dessa, e nem mesmo desconsiderar os aspectos físicos ou genéticos. Todavia, observamos a necessidade do tratamento psicológico, e mais além, dos conhecimentos da psicologia e de como ela pode prevenir muitos adoecimentos. Quando a boca cala, o corpo fala.