Fraqueza muscular, obesidade, falta de exercícios físicos e fatores biopsicossociais, podem desencadear dores nas costas. O diagnóstico para essas dores pode ser dois diagnósticos bem conhecidos para quem sofre com o problema: hérnia de disco e lesão no nervo ciático. Os pacientes acometidos por essas duas lesões sofrem muito com a perda de qualidade de vida e vivem em busca de um tratamento eficaz contra a dor.
O fisioterapeuta André Luiz G. Oliveira apontou um tratamento que pode trazer um grande alívio a esses pacientes. “A Quiropraxia é uma especialidade da fisioterapia, destinada para o diagnóstico, tratamento e prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e os efeitos destas desordens na saúde geral”, explicou.
“É indicada para tratamento das diversas patologias da coluna vertebral, como protrusão discal, hérnia de disco, dor no nervo ciático, estenose, artroses, cervicalgias, lombalgias, contraturas musculares, cefaleias entre outros”, informou o profissional. André Luiz G. Oliveira, que é certificado em Quiropraxia, indicou os benefícios do tratamento. “Esse tratamento traz alívio ao paciente, pois aumenta o limiar de dor local, diminui a dor regional, libera aderências, distribui melhor o líquido sinovial, diminui a pressão no disco intervertebral, estimula a PAG a produzir substâncias analgésicas e anti-inflamatórias, reduz o uso de medicamentos, melhora a função e a mobilidade articular”, afirmou o fisioterapeuta que orientou sobre o uso da Quiropraxia para a prevenção dessas doenças.
“A ideia principal da Quiropraxia, é de prevenção. É cuidar antes dos problemas aparecerem, pois acreditamos que se mantermos a saúde da coluna em bom funcionamento e em boa comunicação com o sistema nervoso, muitos problemas e disfunções podem ser evitados”, disse.
O especialista fez um alerta para as contraindicações da Quiropraxia em alguns casos, mas lembrou que o tratamento pode ser feito em todas as idades. “É contraindicado a pacientes com diagnóstico de traumas, fraturas, tumores ou infecções e déficit neurológico importante. Mas, não havendo estas contraindicações, é um tratamento recomendado para pessoas de todas as idades”, ressaltou.
André G. Oliveira explicou como é feito o tratamento desde o momento em que o paciente chega ao consultório do fisioterapeuta. “No primeiro atendimento, o paciente passa por uma avaliação completa, onde são recolhidos seus dados através de anamnese. Também são analisados os exames que o paciente possa ter feito, como raio x, ressonância, tomografia, entre outros. Por fim, são realizados os ajustes necessários na coluna vertebral”, orientou.
“É comum que façamos um procedimento de liberação muscular após a sessão de Quiropraxia. A quantidade de sessões recomendadas é dada a partir da primeira consulta, podendo variar de acordo com alguns fatores como cronicidade da dor, patologia apresentada, idade, hábitos e estilo de vida”, concluiu o fisioterapeuta.