O curso de Medicina Veterinária do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) passou a ser coordenado pelo professor Walter Heinz Feringer Júnior. Ele é médico veterinário formado pela UNESP de Jaboticabal, mesmo local onde fez o mestrado e doutorado no programa de clínica médica de grandes animais. “Meu mestrado e doutorado tiveram como foco a fisiologia do exercício em cavalos. Ano passado terminei meu pós-doutorado na USP de Pirassununga, porém o foco foi cirurgia de equinos. Possuo também estágios na Alemanha e apresentei meu mestrado em uma conferência mundial de fisiologia do exercício equino realizada na Inglaterra”, explicou.
Feringer atua no Centro Universitário desde agosto de 2021 ministrando a disciplina “Fundamentos de Anatomia Veterinária” e, neste ano, além da coordenação, ele passa a lecionar a disciplina de “Fisiologia Veterinária”. “Desde 2015 sou professor, embora tenha defendido meu doutorado apenas em 2017. Eu ministrava palestras, cursos e aulas em cursos de pós-graduação. Em 2018 comecei a lecionar farmacologia e terapêutica veterinária em um curso de medicina veterinária, com o tempo assumi também as disciplinas de semiologia veterinária, clínica médica de equinos e clínica cirúrgica de grandes animais. Além de ser professor, também atendo a campo como clínico e como fisiologista veterinário”, contou um pouco sobre sua trajetória.
Em relação às expectativas sobre o novo desafio, Feringer está otimista e diz que são as melhores possíveis. “Além do UNIFEB ser uma instituição sólida e conceituada, o início do curso foi muito bem planejado pela antiga coordenação, o que facilitou meu trabalho. Porém, os desafios são grandes, estamos apenas no segundo ano do curso. Aqui, no UNIFEB, eu percebi uma grande diferença em relação a outros locais, o empenho da atual Reitoria e Pró-reitoria, a paixão que eu vejo dos colaboradores em todas as instâncias para sempre fazer o melhor, foi o que me fez aceitar o desafio. Sei que aqui criaremos um grande curso e que em pouco tempo seremos referência”, ressaltou.
O coordenador também revela que entre seus projetos para o curso estão o treinamento de grandes animais e os futuros hospitais veterinários. “Alguns alunos já estão envolvidos e alguns pilotos dos projetos já foram realizados. Estou escrevendo um livro que também terá a participação dos alunos. Estamos, juntos com o laboratório de impressão 3D, desenvolvendo material didático para os nossos alunos. Além disso começamos essa semana o planejamento dos futuros hospitais veterinários, de pequenos e de grandes animais, que logo estarão prestando um grande serviço não só à população barretense mas, também, à toda região”, disse.
Sobre o mercado de trabalho na área de Medicina Veterinária, Feringer avalia como muito promissor em função dos vários segmentos com possibilidades de atuação. “Não há dúvidas da importância do agro para a economia brasileira e na produção de alimentos para o mundo. Todos os alimentos de origem animal devem ser seguros para o consumo e somente o profissional médico veterinário consegue garantir isso atuando em qualquer etapa da produção animal. Outro nicho extremamente importante é o mercado pet, que segundo o Instituto Pet Brasil (IPB), cresceu 35% durante a pandemia. Além desses dois mercados, não podemos esquecer que nós, médicos veterinários, podemos atuar em questões de saúde pública, pesquisa e desenvolvimento, por exemplo. Nosso leque de atuação é muito vasto e o futuro profissional formado pelo UNIFEB será capaz de atuar em cada um desses nichos”, enfatizou.
O UNIFEB tem promovido grandes investimentos no curso de Medicina Veterinária com objetivo de ser referência nesta área de ensino. “Sabemos que o Brasil possui muitos cursos de Medicina Veterinária [a concorrência é grande] e todos os esforços feitos são para termos um curso de excelência e reconhecido a fim de que nossos alunos sejam disputados pelas empresas e respeitados aonde quer que cheguem para trabalhar. Esse é nosso objetivo e sei que chegaremos lá. Aos nossos atuais e futuros alunos, saibam que terão que estudar muito e que para superar cada degrau terão uma excelente estrutura e um grande corpo docente para ampará-los, incentivá-los e ajudá-los a conquistar o sonho do diploma universitário”, finalizou.