O Janeiro Branco é uma campanha cujo objetivo é estimular o cuidado com a saúde mental. Apesar desse cuidado ser importante em qualquer época, as pessoas tendem a ter um olhar mais introspectivo durante o primeiro mês do ano. Esse período é marcado por decisões significativas, início de projetos e mudanças de vida. Ele é o mês que as pessoas cultivam expectativas para os próximos 11 meses. Portanto, estão mais abertas a acatar esses estímulos e cuidar de si mesmas nessa época.
A ideia principal é mostrar que todo mundo tem direito de cuidar do seu bem-estar emocional e psicológico. Esses cuidados deveriam ser prioridade em suas vidas e receberem a mesma atenção que patologias físicas. O mês almeja desenvolver uma cultura de cuidados com a saúde mental. De maneira que as pessoas se sentirão à vontade para compartilhar suas dificuldades emocionais e o convívio com transtornos mentais, além de fazer terapia.
Janeiro costumamos refletir mais sobre nossa história, o sentido e o propósito da vida. Também pensamos sobre a qualidade de nossos relacionamentos, revisitamos nossas emoções, nossos últimos desafios da vida, pensamentos e comportamentos.
É muito importante estabelecer rotinas de promoção do bem-estar, com horários para a realização de atividades (trabalho, estudos, tarefas), praticar exercícios físicos, manter hobbies (ler livros, assistir filmes, jardinagem, artesanato), assim como manter contato com amigos e familiares. Esses são hábitos úteis para qualquer pessoa e que ajudam na manutenção do bem-estar e da qualidade de vida. No entanto, se qualquer problema emocional já se manifestou, não deixe de buscar ajuda.
Todos precisam cuidar da saúde da mente para viver numa sociedade mais agradável. Conforme cuidamos de nós mesmos, passamos a tratar melhor o mundo e os indivíduos ao nosso redor. Sem falar que dessa forma superamos ressentimentos de acontecimentos passados, curamos traumas de infância e vivenciamos o cotidiano com mais qualidade. Essas ações são necessárias para nossa autoestima e nos aceitarmos como somos. Esse cuidados resulta em uma vida mais plena e maior longevidade, pois diversas doenças psicossomáticas são prevenidas.
Hoje é muito fácil cair no piloto automático. Os dias são turbulentos, lotado de compromissos e obrigações inadiáveis. Acaba que dessa forma o relacionamento amoroso ou familiar fica em segundo plano. Os encontros com os amigos passam a acontecer semestralmente. Hobbies, projetos pessoais e sonhos são jogados para escanteio, limitando o tempo para o prazer no decorrer da semana.
Quando a pessoa está numa fase de desinteresse geral ou estresse abundante, é provável que esteja psicologicamente esgotado. E, nem todo mundo conseguem enxergar os sintomas dos transtornos mentais que as acometem.
É impossível evitar todos os fatores que causam aborrecimento em nossas vidas. No entanto, é possível se dedicar a cuidar da saúde mental para que eles diminuam ou deixem de afetá-lo.
Quem compreende o que significa janeiro branco e quais são os seus objetivos entende a importância de cuidar da saúde da mente. A terapia é a maneira mais eficiente de garantir qualidade de vida e bem-estar no presente e no futuro. A terapia não apenas resolve impasses vivenciados no dia a dia como também auxilia as pessoas a lidar com problemas semelhantes ou mais extenuantes. Fazer terapia não significa que você é louco ou incapaz. Na terapia, é onde as pessoas encontram o autoconhecimento. Elas passam a entender o porquê de seus hábitos, medos e atitudes. Cuidando dessa forma da sua saúde mental.