Veterinária de Barretos desenvolve cadeira de rodas para papagaio deficiente

O “Mefi”, um papagaio que estava condenado à eutanásia, porque nasceu com deformidades em sua coluna vertebral e não consegue andar ou mesmo voar, ganhou um ‘voo de vida’ pelas mãos da médica veterinária barretense, Maria Ângela.

Ainda filhote, “Mefi” foi resgatado por Cristiane sob o telhado de uma residência em Campinas (SP). Sabendo do destino do papagaio, ela resolveu adotá-lo e buscar um tratamento. E o destino trouxe-a para Barretos.

Após exames, a médica veterinária Maria Ângela verificou que uma cirurgia não resolveria a deformidade nas pernas e coluna de “Mefi”, mas uma cadeira de rodas poderia minimizar os problemas do papagaio, e assim deixaria de utilizar os bicos para caminhar.

Maria Ângela então utilizou de técnicas de ortopedia animal para construir o andador com rodas de aeromodelo, pedaços de canos de PVC e fita adesiva para curativos. “O papagaio tem apenas quatro meses e ainda precisa se acostumar com a cadeira de rodas. O equipamento ainda deve passar por mais adaptações até que esteja completo para ele se locomover, pois só te uma patinha com habilidades para andar”, explicou a médica veterinária.