Vacine-se contra a mesmice

O que te impulsiona a ser melhor? Não digo aqui melhor para o mundo, mas acima de tudo, para você mesmo e para os seus sonhos. Quando vai chegando a última semana de dezembro, já começamos a desejar “feliz ano novo” para quem conhecemos e até para estranhos na rua ou no supermercado. O que eu me peguei pensando esses dias foi: e se desejássemos assim: “Feliz você novo para o próximo ano?”.

Fiz a seguinte pergunta em uma rede social: “quem você quer ser em 2021?”. Uma pessoa respondeu: “eu mesma”. E eu gostei demais da resposta. Afinal, quem você é só você pode ser. Porém, talvez uma boa resposta para todos nós darmos seria: “em 2021, quero ser uma versão revista, ampliada e melhorada de mim”.

Um novo ano não muda se as nossas atitudes forem as mesmas. O diferente se conquista com novos caminhos ou novas maneiras de caminhar. E eu sei que ser melhor a cada dia é desafiador, ainda que seja envolvente e apaixonante e traz benefícios para todos. Então, sendo tão arriscado e hard, por onde começamos? Perdão, não tenho a receita. Estou a procurá-la para poder colocar em prática em minha vida. No entanto, vou arriscar uns palpites:

  • Dedique-se a uma fé. Não estou falando de religião; estou falando de um só Deus que existe e nos auxilia frente às nossas maiores crises e alegrias;
  • Devemos descobrir quem somos, com nossos limites, fraquezas e forças;
  • Devemos potencializar o que já é bom e buscar caminhos para a melhora do que não nos agrada. Isso diante do espelho – não para enxergarmos defeitos físicos, mas para deixarmos de ver os erros alheios;
  • Uma visão especializada de fora pode ajudar nos dois itens acima, gerando um número 3: fazer terapia não é pecado;
  • Tenha amores: cachorros, gatos, amigos, namorada, namorado. Case-se, mas ame verdadeiramente. Ame livros, revistas, chuva, sol, sorvete, chocolate quente, mas defina seus gostos e preferências com clareza para que achar o equilíbrio em meio aos desafios;
  • Previna-se com protetor solar, exames, vacinas, e, em tempo de coronavírus, máscara e álcool em gel, além do bom senso do distanciamento.
  • Plante boas sementes e goze da colheita. Ela é certeira.

Não sei se essas dicas são válidas, mas isso é o que quero plantar aqui: uma pessoa melhor para 2021. Se não, 2021 sempre será um ano velho, até mesmo na primeira semana de janeiro.