A Prefeitura de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, reforça aos pecuaristas do município que está prorrogada até 30 de junho a campanha de vacinação em bovinos e bubalinos contra a Brucelose. Todas as fêmeas com idade entre três e oito meses devem ser vacinadas.
A campanha é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA).
Declaração de vacina
Depois de vacinar, o pecuarista tem até 7 de julho para preencher e enviar a declaração de vacina no sistema Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE). Devem ser declaradas as vacinadas ministradas entre dezembro de 2023 e junho de 2024.
Caso necessário, poderá acessar a declaração na internet (https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/programas/getdocdoc.php?idform=398), preencher e encaminhá-la por e-mail ou entregá-la pessoalmente na Unidade de Defesa Agropecuária mais próxima. A unidade de Barretos está localizada na Rua Quatro, n.º 966 –
Telefone: (17) 3322-8012 / 3322-3121; o e-mail da unidade é eda.barretos@sp.gov.br.
A SAA orienta que a vacinação obrigatória nas fêmeas contra a Brucelose é administrada em uma única dose e apenas uma vez ao longo da vida. Aos animais machos, por sua vez, essa vacinação não é permitida.