A vacinação contra gripe influenza começou em Barretos e neste ano o Governo Federal excluiu os idosos do grupo prioritário de imunização, por conta desta faixa etária, em sua maioria, estar se imunizando contra a Covid-19.
De acordo com o enfermeiro da UBS Barretos II, Leonardo Felipe, quem já tomou a vacina contra a Covid-19 precisa, no mínimo, aguardar 15 dias para tomar o imunizante da gripe influenza. “Sabendo que muitos idosos poderiam confundir, o governo optou em vacinar primeiro crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde e povos indígenas”, explicou o enfermeiro.
A coordenadora da UBS Barretos II, Fabíola Atílio Peternelli, destacou que a vacina contra a gripe pode ser encontrada em todas as unidades básicas de saúde e Postão, com atendimento das 7h às 16h. “Para se vacinar é necessário levar os documentos de identificação e a Secretaria de Saúde pretende vacinar 80% do público da primeira etapa até anunciar o outro grupo prioritário”, enfatizou Fabíola.