Vacinação contra Covid-19 deve começar nos próximos dias em Barretos

O Estado de São Paulo começou a vacinar a população contra a Covid-19 no último domingo (17). A imunização teve início após a aprovação do uso emergencial da vacina CoronaVac do Instituto Butantan pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Na semana passada, o secretário municipal de saúde de Barretos, Kleber Rosa, havia anunciado que a vacinação começaria em 25 de janeiro, mas com a aprovação da CoronaVac pela Anvisa, ele acredita que as doses podem chegar nos próximos dias. “As aplicações vão acontecer conforme a disponibilidade da entrega das vacinas, que podem ser antecipadas em até cinco dias por conta da liberação emergencial”, explicou.

O Governo do Estado de São Paulo já enviou ao município 23 mil agulhas e seringas. Segundo o cronograma, a primeira dose será aplicada em profissionais de saúde e depois segue imunizando os idosos com 75 ou mais. “A Secretaria de Saúde vai utilizar de suas unidades para imunizar o público prioritário desta primeira etapa”, destacou Rosa.

O secretário também tranquilizou a população e garantiu que a vacina estará disponível para todos que querem se imunizar contra a Covid-19. “A população deve respeitar o cronograma, que será anunciado nos próximos dias com as doses entregues ao município. Para familiares que tem idosos acamados, a secretaria de saúde vai realizar um cadastramento para que todos sejam vacinados em suas residências”, destacou.