As Unidades de Terapia Intensiva dos quinto e sexto andares da Santa Casa de Misericórdia de Barretos receberam, pelo terceiro ano consecutivo, a certificação de “UTI Eficiente”. Além disso, a UTI Cardiológica do Anexo 1, Hospital Nossa Senhora, também foi reconhecida com o certificado “Top Performer”.
As certificações são concedidas pela empresa Epimed Solutions e pela AMIB — Associação de Medicina Intensiva Brasileira. O certificado Top Performer é atribuído às UTIs que alcançam os melhores resultados clínicos com uso mais eficiente dos recursos no cuidado aos pacientes críticos, estando abaixo do tercil inferior (33%) nas Matrizes de Eficiência do sistema Epimed Monitor.
Já o certificado UTI Eficiente é concedido às unidades que apresentam desempenho entre o tercil inferior e a mediana (33% a 50%) nas mesmas matrizes de avaliação.
As UTIs com esses perfis contribuem de forma diferenciada para garantir a sustentabilidade e a qualidade do atendimento a pacientes de alta gravidade e complexidade.
“Estar entre os poucos hospitais públicos a conquistar essas certificações de ‘UTI Eficiente’ e de UTI Cardiológica ‘Top Performer’ mostra que a Santa Casa de Barretos e o Anexo 1, localizado no Hospital Nossa Senhora, priorizam o cuidado seguro e a qualidade assistencial à nossa população — sem renunciar à devida humanização nos tratamentos”, destacou o Dr. Isaac Ferrari Del Favero, médico intensivista e coordenador da UTI da Santa Casa de Barretos.
