Mais de 60 pessoas atuaram como agentes ambientais durante os onze dias da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que aconteceu de 15 a 25 de agosto no Parque do Peão, em Barretos/SP. Foram recolhidas 17,9 toneladas apenas de alumínio, proveniente majoritariamente das latas de bebidas consumidas pelo público do evento. Outras 1,5 toneladas de garrafas pet também deixaram de ir para o lixo e estão sendo reaproveitados nas indústrias, num total de 19,4 tonelada de recicláveis. O trabalho no evento significa renda para as famílias dos agentes ambientais, muitos deles em situação de rua.
O trabalho realizado na 69ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos tem forte atuação do projeto Universo Bem Me Quer, em parceria com empresas patrocinadoras com Os Independentes e sob ação do Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano – ICDH, oferecendo às pessoas que atuam na coleta de recicláveis, cuidados como uniformização, todo material de segurança (IPIs), espaço adequado para descanso e higienização, kits de cuidados pessoais (com escova de dentes, creme dental, shampoo, condicionador, sabonete, desodorante, hidratante, álcool em gel, escova de pentear uma bolsa e uma necessaire), além de atenção individualizada.
A ação do ICDH, tem como base três pilares da sustentabilidade: o ambiental, o econômico e o social. O Universo Bem Me Quer serviu, durante o evento, almoços, jantares e café da manhã, diariamente, para todos os mais de 60 agentes ambientais. Assim como ofereceu oportunidade de cortes de cabelo e barba, além de palestras motivacionais e orientações sobre o trabalho. O ICDH acompanha de perto a pesagem do material recolhido, assim como o recebimento dos valores combinados com a empresa contratada por Os Independentes, gestor da Festa do Peão, para realizar o transporte e a venda dos recicláveis.
Ações ICDH na Festa
Além do Universo Bem Me Quer, o ICDH – Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano, coordenou a Campanha “Lace o Respeito” na Festa do Peão, de combate à discriminação, racismo, homofobia e violência contra a mulher, além de ter um ponto físico de acolhimento às pessoas que se sentiam vítimas de alguma dessas condições, assim como às que estavam em crise de pânico ou ansiedade, uma campanha que teve patrocínio da Tim.
Também foi de coordenação do ICDH, durante os dias do evento, a ação de venda de produtos com a marca Hospital de Amor, gerando renda para as ações da maior instituição de tratamento, prevenção e pesquisa de câncer da América Latina, que fica em Barretos.
O Instituto é uma associação sem fins lucrativos que congrega forças de diversas empresas, entidades e pessoas com objetivo de promover o desenvolvimento humano em diversos âmbitos, com a finalidade de realizar, apoiar, incentivar e patrocinar atividades relacionadas direta ou indiretamente com a educação, formação profissional, cultura, música, informação, esporte, meio ambiente e com o desenvolvimento de tecnologias sociais. Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.icdh.org.br.