Na manhã desta terça-feira (20) aconteceu no campus do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) a 40ª Reunião Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo/Grande (CBH-BPG). Durante o encontro, que foi conduzido pelo secretário executivo, Cláudio Daher, foram apresentadas, amplamente discutidas e aprovadas as deliberações que estavam em pauta, além da discussão sobre assuntos relacionados aos recursos hídricos e educação ambiental.
O UNIFEB integra o CBH-BPG, por meio da CFB (Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade), composta pelo pró-reitor acadêmico, Prof. Dr. Claudinei da Cruz. “Os comitês constituem um espaço em que representantes da comunidade da bacia hidrográfica discutem e deliberam a respeito da gestão dos recursos hídricos compartilhando responsabilidades de gestão com o poder público”, explicou Claudinei.
Em relação à participação do UNIFEB no comitê, o pró-reitor acadêmico ressalta a importância de aproximar a instituição das demandas necessárias dentro da Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo/Grande. “Nossa atuação permite que possamos cooperar de forma ativa, seja em projetos ou oferecendo subsídios aos processos decisórios. O UNIFEB tem vocação em formar profissionais responsáveis para com o meio ambiente, especialmente em termos de preservação, utilização e proteção dos recursos hídricos”, disse.
A reunião foi a primeira realizada presencialmente desde o início da pandemia e contou com a apresentação do novo logotipo do CBH-BPG. Os membros do comitê receberam, dias antes da reunião, um link com dois modelos para votação. O logotipo vencedor considerou a construção de uma identidade baseada em imagens reais das águas dos rios Grande (água limpa caracterizada na cor verde de fotos) e Pardo (trazendo a cor turva também presente em imagens fotográficas), e o laranja do pôr-do-sol.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo/Grande é formado pelos municípios de Altair, Barretos, Bebedouro, Colina, Colômbia, Guaíra, Guaraci, Icém, Jaborandi, Morro Agudo, Orlândia, Terra Roxa e Viradouro.