O curso de Psicologia acaba de ser lançado no UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) ampliando ainda mais o rol de ensino superior na área da saúde oferecido pela instituição. A nova graduação oferecerá formação conjunta em bacharelado e licenciatura (optativa) aos futuros psicólogos e conta com o menor preço de mensalidade da região. O anúncio aconteceu durante Coletiva de Imprensa realizada nesta terça-feira, dia 3 de outubro.
O Reitor Prof. Dr. Angelo Davis destacou a importância do curso de Psicologia no fortalecimento das graduações na área da Saúde da instituição. “Esse é o quinto curso que lidero a implantação no UNIFEB. Sempre analisamos as demandas da macro e microrregião a fim de atender o mercado de trabalho atual. Além disso, investimos maciçamente em infraestrutura e qualidade acadêmica para que nossos alunos tenham plenas condições de disputarem as melhores vagas de emprego ou empreenderem com sucesso”, disse.
De acordo com a com a coordenadora do curso de Psicologia, Profª. Dra. Debora Nogueira Tomas, que atua como docente desde 2011, o UNIFEB é destaque no cenário educacional do Estado e a implantação de mais um curso na área da Saúde marca consideravelmente o tamanho da responsabilidade social da instituição a fim de atender uma série de importantes transformações sociais e culturais, que apontam para a necessidade de intensificar os cuidados com a saúde mental e desenvolvimento da população. “Nos últimos anos houve uma grande procura pelo curso de Psicologia em nossa instituição, então esta graduação foi preparada especialmente para suprir esta demanda. Tenho grandes expectativas, pois o UNIFEB possui estrutura e corpo docente, que além da qualidade de ensino, possibilita uma série de ações de pesquisa e extensão na comunidade”, ressaltou.
Para Débora, a área da Psicologia tem ocupado uma posição de destaque na sociedade. Isso porque, é cada vez maior o número de pessoas que encontram nesta ciência uma forma de resolver questões emocionais e comportamentais, de modo a buscar o equilíbrio e melhoria na qualidade de vida. “Dados recentes da Organização Mundial de Saúde (2022) mostram que mais de 26% da população brasileira tem algum diagnóstico de transtorno de ansiedade, sendo que um terço tem idade entre 18 e 24 anos. Sem contar outros transtornos psíquicos, como depressão. O fato é que muitos diagnósticos não estão relacionados a causas individuais ou genéticas, como muitos acreditam e, sim, ao contexto social em que o indivíduo está inserido, por isso é importante desmistificar a saúde mental e requalificar o papel da Psicologia nas políticas públicas estimulando a rede de cuidados”, explicou.
Entre os principais diferenciais do curso de Psicologia no UNIFEB estão a formação generalista; integração entre teoria e prática desde o início do curso; valorização da articulação com a rede de instituições públicas, promovendo atividades de inserção e intervenção na comunidade, em práticas de extensão, pesquisa e estágios; interdisciplinaridade com outros cursos e campos de conhecimento; articulação entre as diferentes disciplinas do curso e as atividades extraclasses; clínica-escola e laboratórios específicos para a formação e pesquisa, além de extenso acervo físico e virtual de livros na área.
A coordenadora afirma que o mercado de trabalho para psicólogos está em plena ascensão. “Esta profissão está em diferentes contextos como clínicas, escolas, na assistência social, justiça, trabalho, SUS, no esporte, entre outras áreas. O trabalho dos profissionais de Psicologia acontece em qualquer lugar que haja pessoas que precisem de cuidados em momentos difíceis de vida, nos quais a atenção à saúde mental se mostre fundamental”, finalizou.
Os interessados em ingressar no curso de Psicologia do UNIFEB devem se inscrever na prova on-line, disponível a partir do dia 13 de outubro, que poderá ser realizada na sequência da inscrição, pelo site www.vestibular.unifeb.edu.br. A mensalidade custa R$ 1.070,00, mas quem fizer a prova on-line e for classificado conquista o desconto de 30% reduzindo o valor para R$ 749,00 por mês. Lembrando que não são cobradas taxas de matrícula e nem rematrícula.