O UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) e o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Barretos estabeleceram uma parceria permitindo inserir na vivência prática alunos do curso de Engenharia Civil, que atuarão diretamente no departamento técnico da autarquia.
Os alunos integrantes do projeto são do 7° termo da Engenharia Civil que cursam a disciplina de Projeto Integrador (Drenagem de Águas Pluviais) e todos receberão uma bolsa-auxílio no valor de até R$ 400,00.
De acordo com a professora Maria Eugênia Gonçalez Alvares, que também leciona as disciplinas de Hidrologia e Hidráulica, esta parceria será muito enriquecedora para os alunos porque terão a oportunidade de fazer uma pesquisa prática no município de Barretos. “O projeto teve início no começo do semestre e durante as aulas os alunos estão elaborando as etapas da pesquisa e o texto. A partir de maio, eles realizarão as pesquisas de campo entrevistando os moradores das áreas selecionadas”, explicou a professora.
Entre as atividades que serão desenvolvidas pelos alunos estão o levantamento quantitativo nas residências do município acerca da situação dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e águas pluviais, além de pesquisa de satisfação, a fim de construir propostas alternativas e soluções para os problemas identificados nas residências.
Segundo o SAAE, este projeto visa ainda informar à população do município sobre a importância de lançar o esgoto sanitário e as águas pluviais em sistemas distintos e também levantar os custos para as adequações necessárias.
“Além destes resultados benéficos para Barretos, espera-se que ao final os alunos estejam engajados e encorajados para seguir a profissão, uma vez que o projeto envolve um trabalho prático no município, com situações reais da profissão”, destaca Waldo Villani Júnior, superintendente do SAAE Barretos.
A professora Maria Eugênia destaca a possibilidade de novas parcerias após esta primeira cooperação entre UNIFEB e SAAE. “São projetos de pesquisa relevantes para o município, que colaboram com o desenvolvimento dos serviços públicos envolvendo estudantes e universidade”, finalizou.
Foto: Milton Figueiredo