UNIFEB amplia portfólio de pesquisa científica e implanta Laboratório de Ensaios Mecânicos e Metrologia

Comprometido com o avanço da pesquisa científica, o UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) implantou mais um laboratório em seu campus. Agora, o LEMM (Laboratório de Ensaios Mecânicos e Metrologia) passa a integrar o rol de espaços para desenvolvimento de estudos científicos da instituição.   

De acordo com o coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Física Médica, Prof. Me. Gabriel Inácio Pontin, que também está à frente do novo laboratório, o LEMM foi criado para que alunos de graduação, pesquisa e extensão possam desenvolver ensaios de materiais e metodologias de metrologia, agregando, assim, conhecimento teórico aplicado à prática. “Já estamos ministrando aulas de graduação e conduzindo projetos de pesquisa e extensão no espaço. O principal objetivo é o desenvolvimento das áreas de ensaios mecânicos e metrologia nos cursos de engenharias e correlatos, permitindo que os alunos e a comunidade acadêmica tenham um novo laboratório de incentivo à descobertas em diversos campos do conhecimento”, explicou.  

Entre os projetos de iniciação científica que já estão sendo desenvolvidos no LEMM estão o de construção de um motor tipo stirling de alumínio e o estudo de uma ferramenta de fresamento buscando a melhoria do processo de usinagem. “Além disso, temos também o desenvolvimento de partes de alguns projetos de extensão, principalmente concentrados em suas análises, como o veículo com enfoque em eficiência energética, conhecido como ECOCAR. Hoje contamos com um espaço que nos permite qualquer tipo de estudo relacionado às áreas da engenharia”, destacou o coordenador.  

Segundo Pontin, o novo laboratório conta com vários equipamentos de metrologia, como paquímetros, micrometros, blocos padrão, rugosímetro, projetor de perfil, entre outros. “Também temos equipamentos relacionados aos ensaios mecânicos, como a máquina universal de ensaios e o durômetro. Além disso, estamos terminando de organizar um espaço para futuras análises metalográficas”, ressaltou.  

Apesar do LEMM ter como foco principal os cursos de engenharia, o espaço é aberto para qualquer outro curso da instituição interessado em conhecer a dinâmica do laboratório ou auxiliar no desenvolvimento de pesquisas para a área.