Unidades Municipais de Ensino passam por reparos durante recesso escolar

O recesso escolar é um direito legal de professores e alunos. É neste período que docentes e discentes recarregam suas energias para iniciar mais um semestre letivo. Aproveitando este intervalo, que este ano é do dia 07 ao dia 22/07, os trabalhos de reparos e manutenções nas Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), da Estância Turística de Barretos, são intensificados.

“A Secretaria Municipal de Educação conta com uma equipe de manutenção predial que busca no decorrer do ano letivo atender as necessidades das escolas e este período de recesso é primordial para que executem os serviços. Os gestores escolares também realizam um trabalho essencial de manutenção dos prédios através dos repasses recebidos pela APM. Somos uma grande equipe comprometida com a melhoria da educação em todos os seus aspectos”, destacou a secretária de Educação, Jéssica Maria dos Santos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, somente nesses primeiros dias de recesso, a equipe de manutenção da pasta já realizou serviços em diversas Unidades de Ensino.
Na E.M. Christiano de Carvalho, no bairro Industrial, foi executado o desentupimento e conserto da grelha de concreto para escoamento de água pluvial da escola. “No recesso, apesar de os alunos e professores não estarem frequentando a escola, o administrativo segue em formato de rodízio, aproveitando este momento em que a escola está sem o corpo docente para realizar procedimentos de vistoria e pequenas reformas. Em nossa unidade foi feita, em parceria com a Secretaria da Educação, a limpeza de canaleta e canos de água pluvial e a calafetação da caixa de inspeção. Também já marcamos a dedetização e desratização, tudo para recepcionar com maior qualidade e segurança a volta da equipe escolar às aulas”, afirmou a Diretora Rafaela Corrêa Dallefrati.

No “Cavalgando para o Futuro”, além de melhorias na iluminação também foram trocados vasos sanitários e equipamentos do banheiro. O eletricista da equipe também trabalha no Cemei Irmã Elza Martha Marthéia, no Pimenta, fazendo ajustes para a mudança de padrão de energia. No Cemei Antônio Dalla Costa, bairro Industrial, foram trocadas portas e o parquinho passa por reforma e manutenção.

O Cemei José Sebastião Domingos teve 25 lâmpadas trocadas. A Vice-diretora Mariana de Cássia da Silva Fidelis, contou que o período de recesso também é o momento ideal para realizar as faxinas mais aprofundadas, com a higienização de brinquedos, colchões e móveis. “Cada dia nós pegamos uma sala, tiramos os móveis do lugar, limpamos todos os cantinhos. Fizemos esse esquema para poder realizar uma limpeza mais detalhada”, afirmou. Ela explicou que também foi agendado para os dias de recesso a limpeza dos aparelhos de ar condicionado, dedetização de reforço, jardinagem e o paisagismo do Cemei.

Para a próxima semana estão previstas trocas de mais três portas no Cemei Elza Maria Pita Bezerra, no Boa Esperança, que ficou alagado na enchente de janeiro. A E.M. Anália Franco, no centro, também receberá a equipe de manutenção que fará reparos nas divisórias dos banheiros dos alunos e manutenção nas demais. No Cemei Regina Célia Aielo – Mãe Comerciária, o banheiro dos funcionários também passa por reformas.

Os atendimentos ocorrem mediante a solicitação dos gestores escolares.

SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO

O sistema municipal de ensino de Barretos conta hoje com 21 escolas de Ensino Fundamental, sendo 19 unidades atendendo alunos do 1º ao 5º ano e outras duas para estudantes do 6º ao 9º ano.  A cidade também possui 29 Cemeis. Para manter toda essa rede em pleno funcionamento, a equipe administrativa, tanto da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua 04, n°510, entre avenidas 33 e Gonçalves, no bairro Monte Castelo, quanto das unidades educacionais, não interrompem seus serviços.

“Todos os esforços realizados pelas diversas equipes e setores administrativos durante o mês de julho visam o desenvolvimento de um 2° semestre de significativas realizações e bom atendimento aos nossos estudantes e profissionais”, disse a secretária.

O retorno dos alunos está previsto para a terça-feira, dia 26/07, visto que no dia 25/07, segunda-feira, acontece o replanejamento do ano letivo.