Neste sábado (28), entra em operação a Unidade de Produção do Sistema de Reservação de Água do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos), que vai reforçar o sistema de abastecimento de água da ETA Pereira.
Só havia a perfuração do poço feita pela empresa Pacaembu e as cabines elétricas adquiridas na administração anterior quando a prefeita Paula Lemos assumiu o governo, sem a instalação da bomba e outros instrumentos.
O poço foi entregue pelo SAAE Barretos em fevereiro deste ano e no mesmo mês foi instalada a bomba e feitas as instalações elétricas. No entanto, o poço não possuía interligação com o reservatório existente e, consequentemente, ao sistema de abastecimento. Foi necessário a contratação de empresa especializada para a perfuração de nova entrada no reservatório existente com o objetivo de interligar o poço ao reservatório.
Houve atraso no início da operação do sistema em razão da dívida que a gestão passada deixou com a CPFL que não dava andamento na análise do projeto. Feito o acordo para sanar a dívida, o projeto foi analisado em fevereiro, ficando aptos a realizar as instalações no mês de março. As obras foram realizadas nos meses de abril e maio.
A unidade entra em operação apenas no final do mês de maio, porque foi preciso seguir os trâmites do projeto exigidos pela CPFL.
O SAAE desembolsou recursos próprios no valor de R$ 468.500,00 com essas medidas, acrescido de R$ 92.000,00 já investido pela administração anterior.
“Com a entrada em funcionamento desta unidade, que representa de 30% a 40% da vazão da ETA Pereira, a região abastecida por esse sistema possuirá flexibilidade operacional para enfrentar possíveis perdas de vazão devida às secas no córrego Pitangueiras garantindo o equilíbrio do sistema em condições normais”, explica Waldo Villani Júnior, superintendente do SAAE.